Enzimas – Funções e Classificações

O que é 0

As Enzimas são um tipo especial de proteínas especializadas para a realização e a regulação de reações químicas no nosso organismo. Mais propriamente, as Enzimas são moléculas catalisadoras que auxiliam as reações químicas, tornando-as mais rápidas e eficientes. Uma das maiores características de uma enzima é a sua especificidade com relação ao tipo de reação química que ela auxilia.

Classificação das Enzimas

Dependendo do tipo de reação química, as Enzimas podem ser classificadas em um das seis diferentes classes:
1. Oxidorredutases: nesta classe estão incluídas Enzimas que catalisam as reações de oxi-redução ou de transferência de elétrons. Como exemplos podem ser citadas as desidrogenases e as oxidades.
2. Transferases: esta classe de Enzimas inclui as catalisadoras de reações que transferem grupos funcionais, como carboxil, fosfato ou amina, de umas moléculas a outras, cujos exemplos são as quinases, que auxiliam a fosforilação de proteínas, e as transaminases.
3. Hidrolases: são Enzimas, como a peptidases, que quebram ligações de moléculas orgânicas, como as proteínas, utilizando-se moléculas de água.
4. Liases: são Enzimas catalisadoras que quebram ligações, removendo-se moléculas de água. Exemplos de liases são as dehidratases.
5. Isomerases: constituem as Enzimas que realizam a catalisação de reações que convertem um tipo de isômero em outro, como as isomerases cis-trans, as racemases e as epimerases.
6. Ligases: são Enzimas que catalisam reações nas quais há a formação de uma molécula a partir da ligação de moléculas já existentes. Nestas reações, há gasto de energia e um exemplo destas Enzimas é a DNA-ligase.

A especificidade das Enzimas é determinada por sua região na qual ocorre a ligação com o substrato e que é chamada de sítio de ligação. Este sítio de ligação é formado pelo arranjo tridimensional da molécula e ocasionado pela combinação de seus aminoácidos. Em geral, o sítio de ligação de uma enzima é complementar à molécula do substrato, o que garante a ligação entre eles. Próximo ao sítio de ligação é encontrado o sítio ativo, responsável pela reação de catálise do substrato.

Inibição das Enzimas

A atividade das Enzimas pode ser inibida através de alguns compostos chamados de inibidores que podem se ligar competitivamente aos seus substratos ou ao próprio sítio de ligação destas Enzimas. Com isso, a ligação das Enzimas com os substratos é impedida e a sua atividade é inibida.

Alguns fatores podem influenciar a inibição enzimática, tais como as concentrações de Enzimas, de substratos e de inibidores que estão diretamente relacionadas às necessidades do organismo. Por exemplo, se ocorre um aumento na concentração do substrato, o inibidor perde sua eficiência competitiva por não poder se ligar a todas as moléculas deste substrato, o que faz com que mais Enzimas se liguem a ele, aumentando a velocidade da reação.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »