Escola Da Família – Informações do Programa e Atividades

O que é 0

O Programa Escola da Família é uma iniciativa, do Governo do Estado de São Paulo em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado, criado no ano de 2003, que tem por objetivo incentivar a abertura de escolas da rede estadual de ensino durante os finais de semana, visando a integração da comunidade com a escola, onde pais e filhos possam participar juntos de experiências educativas e esportivas, diminuindo o número de crianças ociosas, e contribuindo para que a população veja o espaço da escola como um espaço de transformação sócio- educativa.

Cada escola possui o seu plano de atividade que se distribuem em 4 eixos: esporte, cultura, saúde e trabalho. Uma das coisas interessantes desse projeto, é toda a comunidade pode participar, isto é, como é o caso de vários universitários de todo o Estado de São Paulo que dedicam seus finais de semana ao Programa Escola da Família e devido a essa atividade ganham bolsas de estudos em suas instituições de ensino pelo ? Programa Bolsa Universidade ? – um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudos no Brasil. Ao mesmo tempo que realizam uma atividade de Responsabilidade Social, conseguem descontos para custear seus cursos e assim poderem realizar seus sonhos de completar os estudos. Em suma, é uma iniciativa de responsabilidade social de mão dupla.

Os estudantes que participam desse convênio têm 50% de sua mensalidade paga pelo Estado e os outros 50% financiada pela universidade. O sucesso do programa é tão grande que até 2009 mais de 80 mil universitários já foram beneficiados com as bolsas e ao mesmo tempo beneficiaram a comunidade local, ao atuarem como Educadores Universitários.

Atividades do Programa Escola Família

Como um exemplo das atividades que acontecem no Programa Escola da Família, temos o que aconteceu em 12 de novembro em Caraguatatuba. Ocorreram: serviços para retirar documentos como; carteira de trabalho, documento de identidade e ainda, houve uma orientação jurídica aos que compareceram. Tiveram também, no eixo saúde, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e consultas com profissionais dentistas e nutricionistas.

No dia 25 de novembro, em Adamantina, ocorreu uma capacitação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, foram abordados além das DST s, assuntos como AIDS e gravidez na adolescência. Todos esses assuntos são de extrema importância dentro da comunidade, pois mesmo tendo uma abertura maior sobre esses assuntos hoje, ainda vemos muitas pessoas que não sabem o que são as DSTs, como preveni-las e como agir caso seja diagnosticado.

Sem sombra de dúvidas o Programa Escola da Família desde 2003 está realizando um trabalho importante que é além de informativo, de prestar serviços úteis à comunidade, visa acima de tudo a formação de cidadãos conscientes de suas realidades sociais e cada vez mais capacitados para transformá-las.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »