Esporão – Sintomas e Tratamento

O que é 0

Esporão é uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé. Esporão também é conhecido como fascite plantar ou fasceíte plantar e atinge um número muito grande de pessoas. O Esporão é um problema que afeta principalmente pessoas entre os 40 e 50 anos de idade. O sobrepeso é um fator que facilita o aparecimento desta inflamação na planta do pé também conhecida como Esporão. O Esporão é caracterizado por um crescimento ósseo no calcâneo e ocorre no músculo flexor curto dos dedos.

Normalmente o Esporão gera uma dor na parte posterior da planta do pé. Logo quando nos levantamos da cama de manhã ou durante os primeiro movimentos do dia esta dor é pior. Certas atividades esportivas podem acabar gerando a dor também, assim como ficar muito tempo em pé por qualquer motivo que seja também provocará uma dor intensa.

O Tratamento do Esporão

O tratamento do Esporão consiste, primeiramente, em alongar a região conhecida como tendão de Aquiles. Também é necessário se alongar a fascia plantar e é indicado o uso de palmilhas especiais de silicone para o calcanhar. Este tratamento de Esporão dura em média cerca de 8 semanas e em 90% a 95% dos casos o Esporão é tratado podendo se observar melhoras no paciente.

Em alguns pacientes este tratamento não é o bastante para resolver o caso de Esporão. Quando isto ocorre médicos indicam a utilização de injeções de corticóide na fascia plantar. Também recomenda-se o uso do night splint, espécie de imobilizador para o tornozelo que age alongando a fascia plantar enquanto estamos tendo uma boa noite de sono. Em alguns casos mais específicos pode ser recomendada uma cirurgia para tratar do problema de Esporão. Entretanto, a cirurgia é indicada para o tratamento de Esporão apenas em 5% das pessoas com a doença e somente caso estas pessoas não tenham tido nenhum tipo de melhora com os outros possíveis tratamentos.

Vale destacar também que muitas vezes achamos que estamos de frente com um Esporão quando na verdade pode ser um caso bem diferente, como algo relacionado à atrofia de gordura plantar no calcâneo, túnel tarsal ou tendinite do tendão de Aquiles. Por isto recomenda-se sempre procurar um médico caso algo de errado esteja acontecendo com você ou alguém próximo. Somente ele conseguirá dar o diagnostico correto e saberá indicar quais medidas e medicamentos devem se tomar para o tratamento adequado da doença em questão.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »