Exame Beta HCG

Admin 0

O Exame Beta HCG é o segundo exame mais realizado para saber, de uma vez por todas, se a mulher está grávida ou não. O primeiro exame é, claramente, o teste de gravidez vendido em farmácia. Hoje em dia, esses testes estão bem mais precisos e em evolução, entretanto o exame laboratorial sempre é mais confiável.

O HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) é uma proteína produzida pela placenta e essa produção aumenta significativamente durante a gestação. Sua função é impedir que o corpo do lúteo do ovário e progesterona se desintegre. Além disso, acredita-se que o Beta HCG também aumenta a imunidade da mulher durante a gravidez. Há profissionais da área que sugerem que o nível de Beta HCG é diretamente proporcional à quantidade de enjoos matinais da mulher.

A concentração dessa proteína, que é um hormônio do nosso corpo, pode aumentar muito rapidamente e alcança uma quantidade máxima nos primeiros três meses de gestação. Entretanto, esse aumento aparece precocemente e a presença dessa proteína pode ser identificada até mesmo na primeira semana de gestação ou após 10 dias de ovulação, antes mesmo de ocorrer a ausência da menstruação, chamada de amenorréia.

O exame Beta HCG através da análise da urina

Esse exame pode ser realizado através de testes de farmácia ou laboratoriais. Apesar de os testes estarem em desenvolvimento e não exigirem mais a primeira urina do dia, não há dúvidas de que é a melhor forma: a primeira urina do dia contém um nível mais alto de Beta HCG e, dessa maneira, o resultado se torna muito mais confiável.

O exame Beta HCG através da análise do sangue

Esse teste é bem mais preciso e tem capacidade de detectar níveis mais baixos de hormônios. Ele é feito através da coleta de, pelo menos, 2,5 mililitros de sangue venoso, detectando valores bem baixos de Beta HCG e quantificando a concentração. Estipular essa quantidade é bastante importante para o acompanhamento do processo.

Observação: caso haja um nível muito alto de Beta HCG no sangue e, ao fazer um ultrassom, não tenha nenhum feto, é provável que a mulher esteja enfrentando uma gravidez ectópica. Isso significa que a gestação está ocorrendo fora da cavidade uterina.

Para a realização do exame, a paciente deve responder as seguintes questões:
1. De quantos dias é seu ciclo menstrual?
2. Qual a data da última menstruação?
3. Existe suspeita de gravidez?
4. Existe suspeita de abordo?

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que o homem também pode e, muitas vezes, é obrigado a realizar esse exame. Apesar de ser, usualmente, realizado por mulheres que estão com suspeita de gravidez, o Beta HCG também auxilia na identificação de alguns tumores. O tumor no testículo, por exemplo, também produz esse hormônio e, graças a isso, é bom estar sempre de olho na saúde e consultar um profissional.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »