Ferro – Importância e Função

O que é 0

O Ferro é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Juntamente com o cálcio, o fósforo, o zinco, o sódio, potássio, magnésio, entre outros são os minerais mais importantes para o nosso organismo. O Ferro atua principalmente no transporte de oxigênio para todas as células do corpo humano. Ele também atua na fabricação das células vermelhas do nosso sangue, as hemácias.

Apesar da necessidade do Ferro é muito comum no Brasil pessoas terem deficiência do mineral e existem programas do governo que lutam para por um fim a este quadro. Hábitos alimentares saudáveis conferem ao organismo a quantidade necessária de Ferro, entretanto, a má alimentação é muito comum no mundo todo e pessoas sofrem com deficiência de Ferro. Ingerir poucas verduras folhosas de cor escura, pouca carne vermelha e poucas leguminosas como o feijão, contribuem para o quadro de deficiência de Ferro em nosso organismo. Além destes fatores, pode ser que o indivíduo possua algo de errado com a absorção intestinal devido a diversos fatores, como ingestão excessiva de cálcio, zinco e cobre, ou devido à ingestão deficiente de vitamina C e proteínas.

Quando ingerimos ao mesmo tempo Ferro e vitamina C ou Ferro e proteínas há um aumento na absorção intestinal do Ferro, por isto podemos notar que uma alimentação equilibrada é sempre sinônimo de boa saúde.

Excesso ou Falta de Ferro

O Ferro pode ser oferecido ao organismo através de alimentos de origem vegetal e animal, sendo que o Ferro de origem animal é melhor aproveitado no organismo. É recomendado a ingestão de fígado de qualquer animal e outras vísceras. Também é recomendado a ingestão de leguminosas como feijões, ervilhas, grão de bico, grãos integrais, açúcar mascavo, agrião e couve, por exemplo. O açaí é outra excelente fonte de Ferro.

A ingestão excessiva de Ferro pode ser tóxica, entretanto, é muito difícil ultrapassar o nível ideal através de alimentos do dia-a-dia. Isto acontece geralmente quando da ingestão de algum tipo de medicamento. A falta de Ferro no organismo pode gerar fadiga generalizada, anorexia, pele pálida, pouca disposição para trabalhar, palidez na parte interna do olho, dificuldade de aprendizagem em crianças e apatia.

A anemia devido à falta de Ferro é um dos grandes problemas mundiais. Você precisa ter em mente que sua alimentação é um dos melhores remédios disponíveis. Consulte um nutricionista e estabeleça bons hábitos para estar sempre se prevenindo deste e de outros problemas.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »