Figura de Linguagem – Tipos e Definições

O que é 0

Para sabermos escrever e ler bem temos que saber e dominar as regras gramaticais da Língua Portuguesa, para tanto, é preciso estudar e treinar a leitura e a escrita. No entanto, se você quer incrementar a sua escrita, tornando seu texto mais sugestivo, mais bonito, e de maneira geral, realçar o sentido e a mensagem do mesmo, a melhor maneira é usar mõ de recursos lingüísticos como as Figuras de Linguagem.

As figuras de linguagem são, em suma, recursos expressivos da Língua Portuguesa usados para realçar os textos e torná-los até mais interessantes durante a leitura. Existem muitas figuras de linguagem, que se subdividem em figuras de linguagem sonoras (ou de som), figuras de construção, de pensamento e figuras de palavras. Mas não se preocupe vamos tentar esclarecer cada uma.

Figuras de Linguagem Sonoras

1. Aliteração: repetição intencional de sons consonantais, por exemplo: Chove chuva chovendo…

2. Paranomásia: jogo de palavras de sonoridade parecida, como no poema “O barro basta/sem dádivas/sem dívidas/sem dúvidas”

3. Assonância: repetição de sons vocálicos idênticos, por exemplo: Sou um mulato nato no sentido lato/mulato democrático do litoral.

Figuras de Linguagem de Construção

1. Zeugma: é a elipse (omissão) de um termo que já apareceu na frase. “Ele gosta de carne vermelha; eu, de carne branca” – omissão de gosto.

2. Elipse: é a omissão de um termo que pode ser identificado pelo contexto da frase, exemplo: ?Na cozinha, apenas quatro ou cinco convidados.? (omissão de havia)

3. Polissíndeto: repetição de conectivos que liga termos ou períodos da oração

4. Silepse: concordância não com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que está implícito. A silepse pode ser: de gênero, de número, de pessoa, anacoluto, pleonasmo e anáfora.

Figuras de Linguagem de Pensamento e de Palavras

Explicamos acima, mais detidamente, algumas figuras de Linguagem, pois são as que causam mais dúvidas, no entanto, as que citaremos agora são mais simples e por isso virão sem explicações. Sendo assim, as Figuras de Linguagem de pensamento são: antítese, eufemismo, hipérbole, prosopopéia ou personificação, gradação. E as de palavras são: metáfora, metonímia, catacrese, perífrase e sinestesia.

Porém, se ainda restarem dúvidas, acesse o site: http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm, que traz a explicação de cada uma das Figuras de Linguagem, detidamente, e ainda com exemplos. Bons estudos!

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »