Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

O que é 0

Um dos principais agentes para o desenvolvimento de uma região e do país como um todo é a indústria. A indústria, em todo o mundo, possui Federações e Grupos de empresas que têm como intuito administrar e colaborar com o desenvolvimento econômico e industrial de uma região, estado ou nação. A Firjan é a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e atua no sentido de orientar e coordenar estudos, pesquisas e projetos no intuito de desenvolver as empresas que atuam dentro do estado do Rio de Janeiro, isso é muito importante, pois promove o desenvolvimento tanto do mercado de trabalho regional, como da economia do estado carioca. Devemos lembrar que a forte atuação do setor industrial colabora muito para a economia do estado e do país como um todo, pois além de gera empregos, gera também fluxo de capital que pode ser utilizado pelo governo em inúmeras políticas.

Organizações que Atuam no Sistema da Firjan

São cinco organizações que atuam no Sistema da Firjan, sendo elas:

- A própria Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

- CIRJ – Centro Industrial do Rio de Janeiro.

- SESI – Serviço Social da Indústria.

- SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

- IEL – Instituto Euvaldo Lodi.

As cinco organizações unidas, atuam no sentido de fortalecer o setor industrial do estado do Rio de Janeiro e, dessa forma, garantir seu desenvolvimento de forma a contribuir com todo o estado, de forma geral. O Sistema Firjan é uma política que vem sendo tomada como referência, pois surtiu muito efeito no setor industrial da região fluminense; sua atuação fez crescer e muito a relevância e a atuação das indústrias no estado do Rio de Janeiro. O Sistema FIRJAM orienta as empresas e soluciona as mais diversas problemáticas, fazendo com que a atuação dentro do mercado carioca se dê de forma mais sólida, conseguindo desenvolver não só a indústria local, mas movimentando a região como um todo.

A Firjan realiza diversas publicações e pesquisas, investe muito na área de tecnologia para que as empresas do estado do Rio de Janeiro possam crescer e se desenvolver como todo o apoio do Sistema Firjan. Isso tem surtido ótimos resultados, pois o setor industrial fluminense tem apresentados ótimos números; isso significa mais dinheiro no mercado, o que aquece a economia; além de fornecer mais vagas no mercado de trabalho, através do surgimento de novas empresas e expansão das que já atuam no estado.

Leia Também:



Deixe um Comentário »