Folclore Brasileiro – Lendas e Curiosidades

O que é 0

Em Salvador, no ano de 1995 foi escrita a Carta do Folclore Brasileiro. Um tanto desconhecida, é um conjunto de recomendações e conceitos sobre a divulgação, pesquisa, documentação e proteção da cultura folclórica brasileira.

A nossa cultura precisa de proteção como qualquer outra cultura em qualquer outro país. Somos diariamente bombardeados com costumes e festas exportadas de outros lugares e – nacionalistas ou não – devemos preservar ou no mínimo conhecer a cultura do nosso próprio país.

O Folclore Brasileiro é composto por variadas contribuições de todas as regiões do país. Dando sempre destaque às raízes do nosso povo, nosso folclore é diversificado e hoje em dia objeto de estudos intensificados. Também é amplamente divulgado, gerando e assim sendo um objeto da economia, em vista da produção de artigos e bens que, associado ao turismo comercial, gera lucros.

Representando a própria cultura popular brasileira, é a identidade de nosso povo. A maior parte do nosso folclore é proveniente de uma cultura oral, ou seja, muitas das lendas e histórias conhecidas foram passadas de geração para geração através de história contadas, misturando ficção com alguns fatos reais.

No dia 31 de outubro é comemorado nos Estados Unidos o dia dos mortos ou halloween. No Brasil, foi instituído no dia 31 de outubro, o dia do Saci Pererê. O Saci é um dos maiores representantes do Folclore Brasileiro e é normalmente representado por um garoto negro que possui somente uma perna. Sempre trajando um gorro vermelho e portando um cachimbo, é possuidor de poderes mágicos. Suas histórias sempre retratam o modo como esse menino aprontava travessuras, espantando cavalos e trançando a crina dos mesmos e queimando a comida das cozinheiras.

Carnaval Também é Folclore

Outra lenda conhecida no nosso folclore é a lenda da Iara Mãe-D’água. Possuindo metade do corpo de mulher e metade do corpo de peixe, Iara era uma sereia que enfeitiçava os homens e encantando-os com seu canto, levava-os para o fundo dos rios, matando muitos deles afogados. Os poucos que conseguiam escapar de seu canto e sobreviver, enlouqueciam por estarem perdidamente apaixonados por Iara.

O carnaval também é uma festa que faz parte do Folclore Brasileiro. Engana-se quem pensa que essa festa foi criada no Brasil. Vindo da Europa no século XVII, o carnaval era caracterizado por desfiles urbanos. Muitos “foliões” usavam mascaras e fantasias e saiam pelas ruas desfilando e comemorando. No Brasil, as pessoas se fantasiavam e decoravam seus carros e em grupos, desfilavam também pelas ruas. Com o tempo, a festa se popularizou e passou a representar cada vez mais a cultura em massa do brasileiro.

A origem da palavra folclore vem do inglês. “Folk” significa “povo” e “lore” significa “cultura”. Sendo assim, o folclore nada mais é do que a própria cultura e história do nosso povo.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »