Funções da Linguagem – Tipos e definições

O que é 0

Interessado em aprender um pouco mais sobre as Funções da Linguagem? Descobriu que um dos conteúdos pedidos no vestibular é justamente esse e não sabe mais o que fazer para aprender tais Funções da Linguagem? Lembra-se vagamente das aulas da época da escola, mas não o suficiente para elaborar uma resposta clara no exame vestibular? Já está ficando desesperado, sem saber o que fazer? Fique calmo, pois hoje nós separamos uma aulinha básica sobre as tais Funções da Linguagem. Tenha lápis e papel em mãos e fique atento ao que se segue!

São em número de seis as Funções da Linguagem, sendo elas a função referencial; função emotiva; função conativa; função fática; função metalinguística e função poética. As Funções da Linguagem expressam, em suma, a forma pela qual nós lidamos cotidianamente com as variadas formas de expressão, sejam elas textuais, de comunicação oral, ou não. Sendo assim, podemos agora entender um pouco mais sobre cada função específica de linguagem. Vamos lá?

Tipos de funções da linguagem

1. Temos uma função referencial, por exemplo, em textos jornalísticos ou em artigos científicos, pois são nestes textos que o “referente”, ou, melhor dizendo, o objeto do texto toma papel de destaque. A função referencial se focará no assunto do texto, o seu “referente”, privilegiando-o através da intenção de transmissão de informações sobre ele.

2. Temos uma função emotiva, por exemplo, quando o escritor do texto imprimir neste marcas de sua sensibilidade, de sua subjetividade, de seu caráter pessoal. É através desse tipo de função de linguagem que o leitor pode sentir a presença do escritor de maneira intrínseca no texto.

3. A função conativa é a mais utilizada pelos publicitários de plantão, pois é através dessa função que o emissor tentará influenciar o leitor em direção a alguma opinião ou situação, persuadindo-o. Podemos encontrar tal função conativa empregada quando dizemos, por exemplo, “porque você não desliga a televisão e vai, definitivamente, ao shopping comprar um livro?”

4. A função fática se refere aos sons de ruídos que podem acontecer em uma comunicação, tal como os ruídos de “psiu”, “hummm”. Tais sons serão utilizados para chamar a atenção do receptor.

5. Quando à função metalinguística, podemos dizer que essa se dá no momento em que a linguagem se volta sobre si mesma, tal quando escrevemos um texto de poesia tendo por assunto a poesia.

6. A função poética é aquela em que temos um jogo de imagens, de palavras e de sons completamente criativos e inovadores. Tal como uso das palavras feito pelos artistas, poetas e em textos publicitários.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »