Fungos – Benefícios e Malefícios

O que é 0

Quando deixamos um pão muito tempo guardado, notamos que ele começa a apresentar uma coloração escurecida ou esverdeada; essa coloração diferente se dá devido ao aparecimento do que conhecemos como Fungos. Nesse artigo falaremos um pouco a respeito desses micro-organismos tão necessários para a manutenção da vida na Terra e iremos entender um pouco do funcionamento dos mesmos.

Os Fungos pertencem ao grupo de organismos conhecido como Reino Fungi, estão inclusos nesse reino os Bolores, Leveduras e também os Cogumelos. O que diferencia um fungo de um vegetal, por exemplo, é composição da parede celular de ambos; a parede celular dos Fungos é composta de quitina, enquanto a parede celular das plantas e vegetais, é constituída por celulose. Os Fungos tem um papel fundamental para a manutenção da vida na Terra, isso, pois os mesmos são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica; além disso, eles também trabalham na inserção de nutrientes no solo, o que ajuda e muito as plantas na hora de obter tais nutrientes.

Apesar do seus benefícios, alguns Fungos podem originar doenças que variam desde doenças relacionadas à pele, quanto contaminação dos pulmões humanos, por exemplo. Para a manutenção da vida dos Fungos, é necessário que se tenha bastante umidade e de preferência, calor; desta forma os mesmos conseguem se reproduzir de forma rápida.

Curiosidades sobre Fungos

Alguns tipos de Fungos são comestíveis, é o caso das leveduras, por exemplo. O fermento de pão biológico nada mais é do que um aglomerado de Fungos de atividade anaeróbica ( ou seja, que não necessitam do Oxigênio para sobreviver); além do fermento, tanto o vinho quanto a cevada são preparados com a utilização de levaduras, elas são capazes de transformar o açúcar em álcool e são essenciais para a indústria alimentícia de forma geral.

Os Fungos estão frequentemente associados à agricultura, pois podem causar imensos prejuízos. É o caso da brunose do arroz, por exemplo, que é causada por um fungo denominado Magnaporthe oryzae; para os seres humanos, os Fungos oferecem algumas doenças que quando não tratadas, por levar a óbito. Principalmente indivíduos que apresentam imunodeficiência estão suscetíveis a uma agressão maior por parte dos Fungos, o que demanda maior cuidado com os contatos dessa pessoa.

Para evitar a proliferação de Fungos em sua residência, é bom que se mantenha durante o dia as janelas abertas, com o ambiente arejado e claro. Dessa forma, você poderá controlar os Fungos e garantir uma saúde melhor para você e sua família, é um hábito saudável que garante uma qualidade de vida.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »