Garganta Inflamada – Sintomas e Tratamento

O que é 0

A garganta inflamada é possivelmente um dos sintomas mais incômodos e que requer cuidados e um tratamento rápido e eficaz. Se nos descuidamos da nossa saúde, alimentando-nos mal ou ficando expostos à chuva e a friagens, tornamo-nos vulneráveis às inflamações e infecções de garganta.

Existem diferentes tipos de garganta inflamada dependendo do microrganismo agressor ao qual nos tornamos suscetíveis e da região da garganta que é atingida. Dores de garganta podem estar ligadas a diversas inflamações, como da faringe (faringite), da laringe (laringite), das amígdalas (amigdalite) e das glândulas tireóides (tireoidite), sendo as duas primeiras as mais comuns. Diferencia-se a faringite da laringite através dos sintomas. A faringite caracteriza-se pela dor, irritação, dificuldades na deglutição e problemas respiratórios. Já, na laringite, os sintomas característicos são a rouquidão, a dor menos intensa e a tosse.

Causas e Sintomas de Garganta Inflamada

Normalmente, a alimentação desequilibrada, com baixos teores de vitaminas e altos consumos de açúcar refinado, além do tabagismo, consumo excessivo de álcool e estresse contribuem para que tenhamos uma baixa resistência e uma resposta imunológica ineficaz aos microrganismos patogênicos.

Os microrganismos que nos podem causar a garganta inflamada são vírus e bactérias. A grande maioria das dores de garganta, chegando a mais de 90% dos casos, é causada por vírus, os quais não provocam infecção. Quando se nota o aparecimento de placas de pus, além da inflamação pode-se considerar a presença de infecção e a dor de garganta é de origem bacteriana.

Em geral, as dores de garganta ocorrem em conjunto com gripes, febres e resfriados e sentimos cansaço, náusea e dores por todo o corpo. Quando a garganta inflamada tem origem bacteriana, ocorrem picos de febre elevada, para a seguir manifestarem-se os outros sintomas, como ardor, garganta arranhada e dificuldades de deglutição.

Como Tratar a Garganta Inflamada

Como os tipos, causas e sintomas da garganta inflamada são variáveis, os tratamentos também mudam conforme a situação. Quando a inflamação é de origem bacteriana e provoca infecção, é necessário fazer uso de antibiótico. Caso a inflamação seja viral o uso de antibiótico, além de ineficaz é perigoso por matar as bactérias benéficas intestinais e favorecer a resistência bacteriológica a este antibiótico. Em inflamações virais, o tratamento é baseado em anti-inflamatórios e analgésicos.

Durante o tratamento, aconselha-se o repouso, a boa alimentação, a ingestão de grandes quantidades de água e a suplementação com zinco e vitamina C. Para um tratamento correto e eficaz recomenda-se a consulta de um médico especialista, no caso, o otorrinolaringologista.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »