Gastrite – Sintomas, Causas e Tratamento

O que é 0

Gastrite é uma inflamação das camadas superficiais internas do estômago, as chamadas mucosas, responsáveis pela proteção contra a acidez característica do suco gástrico.

A gastrite pode ser provocada por diferentes fatores, causando, em geral, um certo desconforto estomacal. A gastrite não é uma doença em si, ela é a resposta natural do organismos aos diversos tipos de agressão às paredes do estômago.

Existem dois tipos diferentes de gastrite, a aguda, que aparece subitamente e evolui rapidamente, e a crônica, cujos sintomas se manifestam periodicamente.

Quais são as causas

As principais causas de agressão ao estômago e que favorecem o surgimento da gastrite são o uso prolongado de anti-inflamatório, aspirina e corticóides, o excesso no consumo de álcool, o cigarro, a presença de parasitas e de infecção bacteriana, o refluxo de bile, intoxicação alimentar, a insuficiência renal crônica, tratamentos quimioterápicos e radioterápicos e estresses físicos.

Pode ocorrer também a gastrite auto-imune, em que o próprio sistema imunológico desenvolve anticorpos que atacam as células das paredes do estômago, que deixam de produzir substâncias importantes para a proteção contra a acidez do suco gástrico e para o processo de digestão.

Quais são os sintomas?

Principalmente nos casos de gastrite crônica, os sintomas podem não ser percebidos, caracterizando um quadro assintomático. Entretanto, e geralmente nos casos de gastrite aguda, os principais sintomas desta condição são dor e queimação de estômago, azia, náuseas e vômitos, perda do apetite ou saciedade precoce e eructações (arrotos).

Se a gastrite evoluir para uma úlcera gástrica, pode ocorrer hemorragia e eliminação de sangue que é digerido e eliminado através das fezes, que se tornam escuras (melena), ou através dos vômitos (hematêmese).

A gastrite pode provocar uma deficiência na absorção de vitaminas como B12 e ácido fólico, o que resulta em um quadro de anemia, cujos sintomas são a fraqueza, a ardência da língua, a irritação dos lábios, a diarréia, podendo até apresentar alterações neurológicas.

Qual é o diagnóstico da Gastrite?

O diagnóstico da gastrite é realizado através do relato de uma série de informações do paciente, como os hábitos alimentares, o uso contínuo de medicamentos, o consumo de álcool e cigarro e a presença de outras doenças. Posteriormente, é possível ainda realizar exames como a endoscopia digestiva alta, exame citológico, teste respiratório e até mesmo exame de sangue.

Qual é o tratamento?

O tratamento da gastrite é realizado baseando-se nas suas causas e, em geral, pode-se fazer uso de medicamentos para aliviarem os sintomas como analgésicos e antiácidos. O consumo de álcool e de cigarro deve ser evitado.

Em casos de gastrite por uso de medicamentos, deve-se suspender a administração destes e em casos de infecção, deve-se utilizar antibiótico específico.

Assim que manifestarem os sintomas suspeitos da gastrite, o médico deve ser consultado, para que não haja um agravamento no quadro, o que pode levar ao desenvolvimento da úlcera gástrica e, posteriormente, do câncer de estômago.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »