Guerra do Paraguai – Causas, objetivos e consequências

O que é 0

A Guerra do Paraguai, travada entre a Tríplice Aliança* e o Paraguai, é conhecida como a maior batalha militar internacional já travada na América do Sul. O confronto durou por quase 6 anos, indo de dezembro de 1864 a março de 1870 e devido a diferenças territoriais pode também ser chamada de Guerra da Tríplice Aliança (Argentina e Uruguai) e de Guerra Grande (Paraguai).

O Século XIX foi marcado por diversos conflitos de interesses entre os países da América do Sul em relação às suas fronteiras e liberdades que poderiam ser tomadas em relação a elas. Os rios que cortam diversos países, em especial, foram alvo de grande polêmica na época, pois eram um meio de transporte de pessoal e mercadoria muito utilizado e de grande importância para o desenvolvimento econômico das sociedades na época.

A Guerra do Paraguai teve início com um conflito iniciado pelo ambicioso ditador Francisco Solano Lopez que buscava dominar a província de Mato Grosso, território brasileiro, para ampliar suas fronteiras e fortalecer o Paraguai. A província do Mato Grosso foi tomada sem grandes dificuldades pelo exército paraguaio, porém, a rápida vitória deixou Francisco Solano confiante de que expandir a extensão territorial do Paraguai seria uma tarefa fácil e o levou a tomar decisões arriscadas.

Consequências da Guerra do Paraguai

Logo após o conflito na província do Mato Grosso, o ditador paraguaio desejava tomar o Rio Grande do Sul, mas para chegar até a cidade, o exército paraguaio teria de cruzar a Argentina. Sem pestanejar, o exército paraguaio invadiu a província de Corrientes, na Argentina, e a tomou sem grandes problemas.

Depois disso, Argentina, Brasil e Uruguai, ao notarem que as ambições do ditador paraguaio não tinham limites e que o país estava disposto a travar conflitos com diversos países vizinhos para alcançar seus objetivos, decidiram formar uma aliança para combater a expansão do Paraguai. No dia 1 de maio de 1865 era então criada a Tríplice Aliança, formada por Argentina, Uruguai e Brasil.

A Guerra do Paraguai foi extremamente custosa para os países que a travavam, em especial para o Brasil que, além de enfrentar o peso militar da guerra, passava por dificuldades para alimentar sua população. Porém, após mais de 5 anos de conflito, a Tríplice Aliança (com a ajuda da Inglaterra) conseguiu derrotar o exército paraguaio, o que deixou a economia do país completamente arrasada. Estima-se que, somente no Brasil, as mortes chegaram a 60 mil (contando com civis), o que faz da Guerra do Paraguai o conflito internacional mais sangrento e custoso já travado pelo Brasil.

* Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Não confundir com a Tríplice Aliança da Primeira Guerra Mundial, formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »