IDH do Brasil – Critérios de análise e posição

O que é 0

Aqui neste texto vamos falar um pouco sobre o IDH do Brasil. Antes de tudo, você sabe o que é o IDH? Esta é uma sigla utilizada para se referir ao Índice de Desenvolvimento Humano, ou seja, IDH. Este índice é medido e passado para o mundo todo pela ONU, Organização das Nações Unidas. O Índice de Desenvolvimento Humano, ou IDH, é um indicador da qualidade de vida em determinado lugar. Como se chega a este índice? Analisando os seguintes critérios a ONU chegou ao IDH do Brasil:

  • Qual é o grau de escolaridade da população do local? Para isto é medido o tempo que uma criança fica matriculada em uma escola ou ainda qual é a média de anos de estudo que determinada população adulta possui vinculado à expectativa da vida escolar do local.
  • Qual é a renda da população local? Entenda-se por renda aqui o seguinte, RNB, ou Renda Nacional Bruta per capita. Levando como base o poder de compra da população local. Até 2010 a ONU, Organização das Nações Unidas, tomava como base para o cálculo da renda o PIB, Produto Interno Bruto. Entretanto, agora se dá uma preferência para o cálculo levando em conta o RNB, ou Renda Nacional Bruta.
  • Qual é o nível de saúde do local? Para tanto a ONU leva em conta a expectativa de vida da população em questão. Já que isto reflete como estão as condições de saúde local e os serviços de saneamento básico da região.

Aumento do IDH do Brasil

Estes são os fatores que a ONU analisa para medir o IDH do Brasil, por exemplo. O IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano vai de 0 a 1. Quanto mais próximo do número 1 melhor. E melhor é a qualidade de vida no local. Segundo cálculos da ONU realizados no ano de 2010, o IDH do Brasil é de 0,699. Este é um valor que o coloca na 73ª posição do ranking de países em todo o mundo. Uma posição até que relativamente boa.

O IDH do Brasil vem subindo. Tem muita coisa para melhorar, entretanto, estamos indo no caminho certo. Apesar do nosso posto no ranking ser relativamente bom, o Brasil sofre com muita desigualdade entre as regiões de seu vasto território. Por isto, podemos até estar com um IDH bom, entretanto, é a soma do território como um todo e não leva em conta desigualdades entre o Nordeste e o Sul do país, por exemplo.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »