Interjeição – Conceito e Exemplos

O que é 0

Todo mundo desde pequeno aprende a ler e escrever, mas para que ambas as atividades sejam executadas com êxito temos que aprender algumas regras gramaticais da nossa Língua Portuguesa. Por exemplo, para que possamos entender perfeitamente a frase, o sentido que ela está passando ou o contexto de um livro, é regra básica que saibamos identificar o sujeito, o verbo, o objeto direto ou indireto, o predicado e os demais elementos que compõem uma oração. No entanto, além desses elementos, temos que dominar também as regras de pontuação, como vírgula, acentos, e o sentido de algumas palavras, como a Interjeição, por exemplo. Nesse sentido, vamos colocar aqui uma explicação básica do que vem a ser a Interjeição.

A Interjeição é uma palavra invariável, ou seja, não sofre flexão, que costuma exprimir emoções, sensações, estados de espírito em geral e normalmente, são bastante utilizadas em diálogos, narrações, quando é preciso transmitiras sensações do interlocutor, sem usar mão de elementos mais complexos. Por exemplo: ?Oi! Tudo bem?? – a palavra em negrito é o que se chama de Interjeição e, no caso, expressa chamamento.

As interjeições podem expressar várias coisas, e você só poderá identificar-la através do contexto da frase, de um diálogo ou texto. Exemplos: Ah! Que bom que você veio para o show! – a Interjeição neste caso está expressando alegria, surpresa; porém a mesma Interjeição pode, neste exemplo, indicar decepção: Ah! Não acredito que ele fez isso!

Exemplos de Interjeição

A Interjeição também pode ser composta de mais um palavra, como por exemplo: ?Puxa vida! Hoje trabalhei muito.? ou ?Cruz credo! Que filme aterrorizante.? E nestes casos ela passa a ser chamada de locução interjetiva. Mas o que realmente importa quanto às interjeições é compreender o que elas expressam em cada contexto, de forma a entender melhor um texto, pois a intenção das interjeições é justamente torná-los mais expressivos.

Por fim, vamos pôr aqui algumas das expressões das interjeições:

1. Chamamento: Psiu!, Ei! Olá!

2. Pedido de silêncio: Psiu!, Calado!, Boca fechada!

3. Cansaço: Ufa!

4. Afugentamento: Xô!, Chispa!, Cai fora!, Passa!

Agora, para que a explicação fique mais clara resta apenas você treinar a identificação das interjeições. E o modo mais simples e divertido para isso é lendo! Então, boa leitura!

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »