Lenda da Medusa

O que é 1

A Medusa faz parte da mitologia grega. Diz a lenda que Medusa possuía o corpo e o rosto de uma mulher muito bonita, asas de ouro e também presas de bronze. A ladina, como também era conhecida a Medusa, e suas irmãs Esteno e Euríade eram conhecidas por todos como as irmãs Górgonas. Os pais das irmãs Górgonas eram divindades marinhas chamadas de Fórcis e de Ceto.

Diz a lenda que Medusa teria feito amor com Poseidon, o deus do mar, em um dos templos da deusa grega da sabedoria, Atena. Atena teria ficado extremamente brava e resolveu transformar Medusa e suas duas irmãs em seres estranhos e repugnantes. Elas passaram a ter pele escamosa e enormes serpentes na cabeça.

A História da Medusa

A mais castigada entre as irmãs Górgonas foi, sem dúvida, Medusa. Atena teria, além de a transformado em um ser repugnante com serpentes na cabeça, transformado-a também em uma mortal. Deu também um poder bastante estranho. Todos que olhassem para Medusa seriam atingidos por seu olhar e virariam uma estátua de pedra. Depois do terrível feitiço, as irmãs Górgonas passaram a viver escondidas em uma caverna no ocidente da Grécia, próximo a um país chamado de Hespérides. Diz a lenda que nas proximidades desta caverna em que vivia as irmãs Górgonas, existiam várias e várias estátuas de homens e animais petrificados, pois, estes provavelmente teriam olhado diretamente para Medusa. Assim, as irmãs de Medusa e ela, passaram a ser temidas por toda a Grécia.

Um rei temido chamado de Polidectes, de uma ilha chamada Cíclades, ordenou certa vez que um jovem chamado de Perseu fosse até a caverna de Medusa e lhe arrancasse a cabeça. Caso Perseu não fizesse isto, Polidectes prometia violentar sua mãe, chamada de Dânae. A deusa Atena ficou emocionada com a história de Perseu e o ajudou. Ela lhe deu um elmo que lhe tornaria invisível, além de sandálias aladas e um alforje para transportar a cabeça de Medusa. Perseu recebeu também um escudo de bronze bastante brilhante para a luta com as irmãs. Então um dia, enquanto as irmãs dormiam, Perseu entrou na caverna e, guiado pela luz de seu escudo brilhante e com a ajuda de seu elmo invisível, voou sobre as irmãs com as sandálias aladas. Perseu conseguiu decapitar Medusa sem olhar em seus olhos e levou a cabeça de volta para Atena. Esta foi colocada no escudo da deusa grega da sabedoria para lhe servir como proteção.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »



1 Comentário »

  1. Soraya March 7, 2012 at 20:01 - Reply

    Eu adorei esta lenda
    Obrigada me ajudou muito