Linguagem Informal – Quando usar?

O que é 0

A linguagem informal, popular ou coloquial é aquela usada diariamente e que não há um uso sistemático e preocupado da gramática, com o objetivo de trazer maior fluidez na comunicação. Nela, constam muitas gírias, palavras de fácil conhecimento popular e até mesmo abreviações (muito corriqueiramente na escrita, mas também na fala).

Um exemplo de linguagem informal é aquele usado em uma roda de amigos na mesa de bar ou em casa com familiares. Nesses momentos, não há limitações quanto ao uso correto dos verbos, dos pronomes, das concordâncias verbal e nominal e tudo o que envolveria um maior cuidado com as palavras e o seu uso adequado dentro das frases.

A linguagem informal pode ser conferida nas telenovelas, nos programas televisivos de apelo popular e também inclusive em alguns produtos da mídia. O jornalismo não chega a usar totalmente o texto coloquial, ele transita entre a formalidade e a informalidade, porque é preciso que as matérias jornalísticas sejam escritas de tal maneira que sejam claras e compreensíveis, a ponto de não deixar que haja interpretações erradas. Por conta disso, não existe a presença ostensiva da linguagem informal nos jornais, ele possui muitos elementos dessa, mas não é totalmente usada, exceto algumas publicações.

O uso da linguagem informal

Por conta de ambigüidades que podem surgir, a linguagem informal não é indicada para comunicações que serão feitas em ambientes de trabalho, em palestras, na área jurídica, em reuniões etc. Pelo fato de ser um tipo de discurso que envolve palavras de diversos sentidos e ainda por não existir uma atenção maior quanto ao uso correto dos elementos das frases, podem ocorrer muitas confusões, fazendo com que o que tenha sido dito tenha outra interpretação por parte do interlocutor.

A linguagem informal sempre existiu, porque ela segue o raciocínio sem grande elaboração e construção do pensamento, na verdade, o discurso é falado e organizado mais rapidamente do que se fosse escrito com cuidado quanto à gramática. Mas atualmente, por conta da internet, ela tem sido cada vez mais presente na vida das pessoas. A comunicação instantânea realizada em chats, por exemplo, fez com que muitas gírias e maneiras de escrever fossem fomentadas exclusivamente por conta desse bate-papo on line. Para ilustrar isso, o uso de “vc” para se referir a “você” e “rs” para dizer que está rindo são específicos de uma linguagem escrita informal que ganhou muita força com a internet.

A grande questão é que as pessoas estão esquecendo das palavras originais e usando indiscriminadamente a linguagem informal, até mesmo em ocasiões nas quais ela não deve acontecer.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »