Locução Adjetiva – Conceito e Exemplos

O que é 2

Todo mundo desde pequeno aprende a ler e escrever, mas para que ambas as atividades sejam executadas com êxito temos que aprender algumas regras gramaticais da nossa Língua Portuguesa. Por exemplo, para que possamos entender perfeitamente a frase, o sentido que ela está passando ou o contexto de um livro, é regra básica que saibamos identificar o sujeito, o verbo, o objeto direto ou indireto, o predicado e os demais elementos que compõem uma oração. No entanto além desses elementos temos que dominar também alguns bem mais básicos, como substantivo, adjetivo, advérbio e Locução Adjetiva, por exemplo. Nesse sentido vamos aqui recordar o que vem a ser uma Locução Adjetiva e caso você não se lembre dê uma olhada na explicação, pois nunca é demais estar em dia com a gramática.

Antes de começarmos com a explicação do que vem a ser a Locução Adjetiva, faz-se necessário explicar o elemento que o antecede, como o adjetivo. Sendo assim, vamos à uma explicação rápida. O adjetivo é a classe gramatical de palavras que tem como função caracterizar um nome, relacionando-se a ele por meio de um verbo. Aqui quando dizemos um ?nome? estamos nos referindo à classe gramatical de substantivos, pois é ele que nomeia os seres (objeto, ações, sensações, sentimentos, etc.) e recebe caracterizações e especificações por meio das palavras que o acompanham. Por exemplo, na frase “O menino bonito caiu”, “bonito” determina um nome (menino), acompanhando-o diretamente, portanto, “bonito” é o adjetivo que está determinando e caracterizando o substantivo “menino”.

Exemplos de Locução Adjetiva

Tendo em vista essa breve explicação acima, vamos agora relembrar o que vem a ser a Locução Adjetiva. Ela é uma expressão formada por uma preposição + um substantivo ou advérbio, com valor de adjetivo. Desse modo, por ter valor de adjetivo, toda Locução Adjetiva pode ser substituída (vice-versa) por um adjetivo.

Para que a compreensão seja mais clara, vamos colocar aqui alguns exemplos:

1. De anjo (preposição “de” +  substantivo “anjo”) é uma Locução Adjetiva que pode ser substituída pelo adjetivo “angelical” de mesmo valor.

2. Ontem tivemos uma noite de chuva = Ontem tivemos uma noite chuvosa.

3. O amor de filho é lindo = O amor filial é lindo.

4. Conheci uma pessoa de Alagoas = Conheci uma pessoa alagoana.

Enfim, como deu para ver, a Locução Adjetiva não é complicada, mas caso tenha dúvidas, estude e treine um pouco a gramática. Bons estudos!

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »



2 Comentários »

  1. rogério March 7, 2012 at 05:33 - Reply

    Parabéns à todos. Estava andando por aí, e encontrei vocês.

  2. rebeca March 28, 2012 at 10:38 - Reply

    muito obrigado pelos exemplos