Logaritmos – Explicação e Exemplos

O que é 0

Dentre os conteúdos lecionados em Matemática muitos são aqueles aprendidos desde cedo pelos alunos, tais como: figuras geométricas, cálculo de áreas e volumes, identificação das diversas formas geométricas, progressões numéricas, resolução de equações, fatoração, potências, entre outros. Muitos destes citados são aprendizados básicos, isto é, que são pré-requisitos para o entendimento e resolução de outros conteúdos da matemática mais complexos. Dentre estes que exigem conhecimentos prévios e são um pouco mais trabalhosos, temos os Logaritmos. Caso você tenha dúvida neste conteúdo matemático, dê uma olhadinha na explicação, que será básica, mas eficiente, sobre os Logaritmos.

Primeiramente, vamos conhecer um pouco da sua história. Os Logaritmos surgiram por volta do século XVII com a intenção de simplificar alguns cálculos, transformando multiplicações e divisões em somas e subtrações, respectivamente.

Já que os Logaritmos vieram para simplificar, podemos ficar mais tranqüilos na hora de encararmos um exercício de log, não é mesmo! Mas, vamos ao que interessa, explicar o que vem a ser o Logaritmos. Como ponto de partida, temos que lembrar que aprendizado básico, que citamos acima, dá sustentação ao aprendizado dos Logaritmos. E a resposta é a potenciação. As propriedades da potenciação são essenciais para o entendimento e para a resolução dos Logaritmos, isso, porque, para resolvê-los, isto é, encontrar o valor numérico de um logaritmo é preciso desenvolver uma potência para transformá-lo.

Componentes dos Logaritmos

Mas antes de resolver os Logaritmos, temos que saber quais são seus componentes, ou seja, a nomenclatura referente, pois em muitos exercícios, você irá montar o logaritmo a partir das nomenclaturas presentes no enunciado, para depois poder resolvê-lo.

Então, tomemos como ponto de partida a equação, que será transformada em log: a.x = b – log a b = x, ou seja, log de b na base a é igual a x . Onde a é a base do logaritmo, b é o logaritmando e x é o valor do logaritmo. Agora, fazendo a operação inversa, ou seja, partindo de um log para chegarmos em uma equação, vamos ao exemplo: log a b = x ? a^(x ) = b, nesse momento, para acharmos o valor de b, teríamos que resolver uma potência.

Então, para que agora você possa resolver sem problemas os Logaritmos, revise as propriedades de potência e, para saber todas as propriedades dos Logaritmos, condição de existência e exemplos de resolução de equações logarítmicas, acesse: http://www.brasilescola.com/matematica/definicao-logaritmico.htm .

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »