Menopausa

O que é 0

A Menopausa é a desejada e, ao mesmo tempo, temida última menstruação espontânea da vida de uma mulher. A fase da vida em que acontece a transição do período fértil para o não reprodutivo, ou seja, que vem antes e depois da Menopausa, é chamada de climatério, que costuma durar dos 45 anos aos 60 anos de idade. O climatério ocorre porque os ovários param, gradativamente, de produzir hormônios progestógeno e estrogênios, acarretando a perda da capacidade de funcionar e, por conseqüência, a mulher deixa de ser fértil.

Ao contrário do que muitas pensam e temem a Menopausa e o climatério não são doenças, mas sim apenas um estágio da vida de todas as mulheres. Apesar de ser somente uma fase, o organismo feminino sofre diversas mudanças que são capazes de predispor a pessoa a diversos tipos de doenças ou ao agravamento de enfermidades já existentes.

A principal e mais conhecida característica causada pela Menopausa é o fim da menstruação. Entretanto, existem mulheres que são anunciadas da chegada da Menopausa através de menstruação irregular, escassa ou hemorragias. Outros sinais de que essa fase está chegando são alterações no sono, no humor, na libido e as comentadíssimas ondas de calor.

Muitos estudos afirmam que não existe nenhuma relação entre a idade da primeira menstruação e a idade em que a mulher entrará em Menopausa e, da mesma forma, a idade em que uma mãe ou irmã parou de menstruar não influenciará na idade em que você enfrentará a Menopausa.

Sintomas da Menopausa

Apesar de muitas mulheres não se queixarem dos sintomas dessa fase da vida, a maioria costuma depor sobre o aparecimento de suor noturno, ressecamento vaginal, irritabilidade, insônia, ondas de calor, dor durante o ato sexual, depressão, diminuição do desejo sexual e diminuição da memória e da atenção. A principal causa de todos os sintomas sentidos pela mulher na Menopausa é a falta de estrogênio.

O estrogênio é um hormônio que começa a ser produzido pela mulher durante a adolescência e mantém sua produção até a Menopausa. Ele é responsável pela textura da pele, pela fixação de cálcio nos ossos e pela distribuição de gordura. A falta dele causa a secura vaginal e também é relacionado com o equilíbrio das gorduras do sangue, como o colesterol.

Muitas mulheres buscam o tratamento para a Menopausa, que pode ser feito através de reposição hormonal de estrogênio e, caso a mulher tenha o útero, acrescenta-se o progestógeno para evitar o câncer do endométrio. Entretanto, é importante frisar que todo tratamento para a Menopausa deve ser individualizado, a partir da discussão de todas as vantagens e riscos para cada paciente. Já para as mulheres que não podem realizar reposição hormonal, existem medicamentos capazes de aliviar os sintomas da Menopausa e do climatério.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »