Mudanças Climáticas – Causas e consequências

O que é 0

Atualmente, a discussão das mudanças climáticas está cada vez mais quente; diversos cientistas apontam para uma direção, políticos do mundo todo apontam para outras e fica cada vez mais difícil saber o que realmente está se passando no nosso Planeta. Hoje vamos falar um pouco a respeito das mudanças climáticas e esclarecer alguns mitos que são ditos por aí, muitas vezes com intuito político e principalmente econômico.

As mudanças climáticas ocorrem de fato, sempre ocorreram ao longo da história de nosso planeta. Podemos dizer isso, pois há 200 milhões de anos, havia um imenso deserto em boa parte do Brasil; isso, como sabemos, se modificou, hoje não temos deserto em nosso país, muito pelo contrário, ele é recoberto com muita vegetação de diferentes tipos e espécies. O que ocorre é que essa mudança ocorreu de maneira gradual; as Mudanças Climáticas ocorrem em uma escala de tempo muito, mais muito superior à da vida de um ser humano ou mesmo de dezenas de gerações.

Visão da sociedade sobre mudanças climáticas

Podemos tomar como exemplo a última glaciação que ocorreu entre 110.000 a 10.000 anos atrás, naquela época, a maioria dos locais eram tomados por imensas geleiras, inclusive o Brasil. Encontramos evidências em algumas rochas expostas, elas apresentam ranhuras características do contato direto, do atrito entre a rocha e o gelo. Com isso, notamos que as mudanças climáticas ocorrem sim, sempre ocorreram e vão continuar ocorrendo, no entanto, devemos levar em conta que elas ocorrem em uma escala de tempo muito grande; a probabilidade de ocorrerem mudanças climáticas significativas em cinquenta anos é muito baixa, por exemplo.

O que notamos é que alguns países desenvolvidos se aproveitam da questão das mudanças climáticas para fazer imposições em relação ao crescimento dos países subdesenvolvidos; é o caso da emissão de Carbono, que tende a ser controlada através de um tratado internacional, mas que sabemos, no fim, que irá prejudicar países menos desenvolvidos. O mesmo ocorre com as marcas e empresas que se dizem a favor de uma sustentabilidade do Planeta, enquanto estão ganhando dinheiro em cima de um Marketing totalmente falso.

Temos que atentar para a questão de nosso planeta, mas devemos cuidar dele não por causa das mudanças climáticas, mas porque é necessário viver em um local limpo. Dessa forma, devemos diminuir a produção de lixo, cuidar de nossa água e não poluir o ar; assim estaremos mantendo nosso Planeta livre, ele agradece e nos retribui com muita felicidade.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »