Mula Sem Cabeça – Lenda e Curiosidades

O que é 0

Lendas e mitos existem desde que a humanidade pisou pela primeira vez em terra. A possibilidade de se encontrar histórias para desvendar os mistérios da natureza sempre existe, pois a imaginação do homem pode funcionar de maneiras diversas apenas em uma relação de contato simples, como por exemplo, o contato com a natureza. Os antigos pensavam que o sol, a lua, a tempestade e as estrelas, por exemplo, eram seres divinos e que tinham poderes supremos sobre os homens. No Brasil, o folclore é a grande marca dessas lendas e mitos criados pela sociedade e a Mula Sem Cabeça é um grande exemplo disso!

A Mula Sem Cabeça é um ser místico já de cara, afinal, já pensou existir algum animal sem cabeça e com vida, andando por aí sem parar? Pois é, a Mula Sem Cabeça consegue sobreviver facilmente sem esta parte de seu corpo e o melhor: no lugar de sua cabeça, cospe fogo.

A Mula Sem Cabeça é uma das lendas do folclore brasileiro, quanto a sua origem não sabemos muito bem defini-la, mas podemos garantir que ela está presente de forma maciça em muitas regiões do Brasil, sobretudo, nas áreas que vivem um contato com a natureza mais marcante, como populações que vivem em florestas e próximas de rios.

A Lenda da Mula Sem Cabeça

Quanto à personagem, a Mula Sem Cabeça é uma mula, literalmente, que não possui sua cabeça; cuspindo fogo pela área onde esta deveria se localizar. Além disso, em suas patas ela possui armaduras de aço que, geralmente, se apresentam nas cores marrom e preta.

Quanto à sua lenda, propriamente dita, diz-se sobre a Mula Sem Cabeça que qualquer mulher que por acaso viesse a se apaixonar por um padre viraria Mula Sem Cabeça. A lenda dizia claramente que era pecado cometer tal feito e, que, portanto, todas as mulheres que não enxergassem na imagem de um padre um “líder religioso” e “santo” seriam transformadas em Mula Sem Cabeça e viveram por atormentar os outros nas florestas à noite, sendo consideradas, portanto, um grande monstro. Este efeito só poderia ser quebrado caso a mulher conseguisse tirar os freios dos pés da mula e, a partir disto, transformaria-se em uma mulher arrependida pelos seus pecados, deixando de ser uma Mula Sem Cabeça.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »