Notas Musicais – Tipos e Símbolos

O que é 0

Durante a história do ser humano, sabemos que ele sempre teve uma forte ligação com a música. Desde os primórdios os homens cantavam e dançavam ao som de Notas Musicais; essa relação permanece até os dias de hoje e é quase que Mística. As diferentes Notas Musicais nada mais são do que frequências de ondas sonoras que são emitidas por diferentes meios; pode-se cantar através das nossas cordas vocais ou tocar um violão que o que se modificará será apenas o meio através do qual elas são produzidas.

As Notas Musicais são basicamente sete: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. São diversas as formas de se escrever e se ler as Notas Musicais; uma das mais utilizadas pelo mundo todo é o sistema com Letras. Separamos aqui as Notas Musicais e seus respectivos símbolos, para que você possa entender um pouco mais a respeito desse universo tão fantástico que é a Música:

- O Dó é simbolizado pela letra C.

- O Ré é simbolizado pela letra D.

- O Mi é simbolizado pela letra E.

- O Fá é simbolizado pela letra F.

- O Sol é simbolizado pela letra G.

- O Lá é simbolizado pela letra A.

- O Si é simbolizado pela letra B.

O Símbolo do Meio Tom nas Notas Musicais

Entre as Notas Musicais, existe o meio tom; quando vamos simbolizar o meio tom, colocamos o #. Esse símbolo é também conhecido como sustenido.

As Notas Musicais são ondas de diferentes frequências que atingem nossos ouvidos; só conseguimos escutá-las, pois as mesmas vibram em nosso sistema auditivo e fazem com que possamos diferenciar cada uma. A combinação de diferentes Notas Musicais em um violão, por exemplo, compõem um acorde; a combinação de acordes de acordo com determinado ritmo forma uma música.

A Música para o ser humano é um fator quase que instintivo; diversas vezes nos pegamos assoviando esse ou aquele clássico. Ou mesmo começamos a cantar dentro de nossa cabeça e quando notamos já estamos emocionados cantando no meio do ônibus; o fato é que as Notas Musicais tem uma relação mágica com o ser humano que é muito difícil de se explicar. Nós brasileiros temos uma ligação ainda mais forte com a música, mal podemos ouvir uma sequência de três notas que já temos um sentimento diferente que vem de dentro do nosso corpo. As Notas Musicais são realmente apaixonantes e seu estudo é ainda mais, levam anos para se aprender a teoria musical mas é uma experiência que vale a pena.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »