O que causa Câncer De Próstata

O que é 0

O câncer de próstata é segundo o tumor com maior incidência em homens acima de 50 anos de idade no Brasil. A próstata é uma glândula que apenas as pessoas do sexo masculino possuem localizada na parte baixa do abdômen. Esse órgão é bastante pequeno, com a forma de uma maçã, situado à frente do reto e abaixo da bexiga. Além disso, também envolve a porção baixa da uretra (tubo pelo qual a urina é eliminada) e é responsável pela produção do sêmen.

A origem desse tipo de câncer é desconhecida, mas existem especulações quanto aos fatores que influenciam seu desenvolvimento:

- Fator genético, visto que ocorre com grande incidência em indivíduos que possuem parentesco com algum paciente que desenvolver o câncer de próstata;

- Fator hormonal, pois tudo indica que a testosterona estimula o crescimento do tumor, mas não induz o aparecimento do mesmo;

- Acredita-se que dietas ricas em gordura fazem com que o paciente seja predisposto a essa doença;

- Doenças venéreas como a herpes induzem transformações carcinogenéticas em pesquisas realizadas com hamsters;

- O fator ambiental também tem sido alvo de estudos: populações que se mudam para cidades com alta incidência de câncer de próstata tem apresentado aumento na ocorrência do quadro.

Na fase inicial do câncer de próstata, geralmente, a doença é assintomática. Graças a isso, o tumor só pode ser detectado a partir da realização de exames de rotina laboratoriais e/ou clínicos -, como a dosagem de antígeno prostático (PSA) ou o tão temido e necessário toque retal. Entretanto, em casos onde esse tipo de câncer é sintomático, o paciente costuma queixar-se sobre dificuldade de urinar, sensação de não esvaziar a bexiga, obstrução urinária ou até mesmo sobre a eliminação de urina com sangue. Além disso, sintomas como ínguas, perda de peso sem causa aparente e anemia podem ser primeiros sinais da doença.

O diagnóstico deve ser realizado através da dosagem de PSA e do toque retal. Caso os exames apresentam algum resultado anormal, o paciente deve realizar uma ecografia transretal com biópsia da próstata. Após confirmar a presença do câncer de próstata, o profissional deve estagiar o tumor através de outros exames. Isso significa descobrir em qual estágio o tumor se encontra: se está confinado à próstata ou se já sofreu metástase (já passou para outros órgãos).

Tratamento para o câncer de Próstata

O tratamento é realizado com base no tamanho do tumor e no seu estágio. Pode variar entre os seguintes métodos: prostatectomia radical, radioterapia, hormônios femininos, análogos do LHRH, orquiectomia, drogas anti-androgênicas e outros. Entretanto, é extremamente necessário o acompanhamento médico constante para avaliar a evolução do câncer de próstata e evitar futuras complicações.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »