O que é Método Científico

O que é 0

O Método Científico nada mais é do que um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas por aqueles que pretendem fazer ciência. Fazer ciência pode parecer algo muito vago, por isso podemos incrementar nossa definição anterior dizendo que o Método Científico consiste em um conjunto de regras que devem servir de guia para quem deseja atingir um conhecimento científico. Por conhecimento científico entende-se o conhecimento que busca alcançar a verdade sobre determinado assunto, tal como aquelas que vemos publicadas nos livros de ciências. É importante salientar que, para muitos autores, as regras para se provar uma determinada teoria muitas vezes se confundem com as regras da lógica, sendo elas idênticas em sua estrutura. Sendo assim, podemos dizer que o Método Científico se utiliza de silogismos, por exemplo, o método de autoria do filósofo Aristóteles.

Mas por que, afinal, é preciso se provar uma teoria? E, além disso, como se prova uma teoria? Segundo os especialistas na área, todas as teorias, que nada mais são do que uma conclusão sobre determinada questão, por exemplo, eu pergunto ? se o homem é um animal racional? Algumas teorias poderiam responder que sim, outras que não. Ambas, porém, podem apontar motivos diversos para argumentar sua conclusão, chamaremos de premissas os argumentos a favor de cada conclusão apontada por uma teoria. Teremos conhecimento científico, quando as teorias apontadas por ambos os autores estiverem, de fato, comprovadas com os seus argumentos. Desta forma, temos o seguinte trajeto no caminho que leva ao conhecimento cientifico:

O Método Científico para o Conhecimento Científico

Primeiramente, se faz necessário a pesquisa, ou, melhor dizendo, a parte de observação, no caso de conclusões que podem ser tiradas da realidade empírica. Tendo sido realizada a pesquisa, ou o momento de observação; o pesquisador passará para outro ponto que é os apontamentos dos fatos, ou seja, aquilo que é ou não verificável na realidade, ou, melhor dizendo, se aquilo que ele pesquisou de fato acontece no mundo. A partir daí o cientista poderá apontar suas hipóteses, as quais eles pretendem comprovar como conhecimento científico. Sendo assim, a hipótese levará a uma teoria, as quais deverão ser comprovadas a partir de análises lógicas, como já dissemos. Caso a conclusão se apoie, de fato, na argumentação prevista e sustentada na teoria, teremos um conhecimento científico. Caso contrário, não. Isso que acabamos de descrever nada mais é do que o Método Científico, o conjunto de regras que devem ser seguidas para se atingir um conhecimento de caráter científico.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »