O que são dígrafos?

O que é 0

Neste texto vamos explicar um pouco o que significa Digrafos. Vinculado ao estudo da gramática de nossa língua portuguesa os dígrafos são duas letras que emitem um único som. Ao pronunciarmos os dígrafos um único som é emitido por nós. É algo realmente interessante. Vamos ver alguns exemplos para ficar mais fácil?

Este é um dos dígrafos que você com certeza já falou bastante: arroz. Um outro exemplo de dígrafos para você: banho. Nos dois casos, ao pronunciarmos o “rr” de arroz ou o “nh” de banho, escutamos apenas um único som, não é mesmo?

Veja que ao formar dígrafos as letras não precisam ser necessariamente iguais, basta que quando ditas elas promovam o mesmo som. Outros exemplos de dígrafos seriam, por exemplo: assar, querido, carro, alho, assistir, exsurgir, cresça, exceção, nascer, águia, descer e chuva.

Os dígrafos, como você pode ver, estão bastante presentes no nosso dia a dia e por isto não é algo muito difícil de entender. Bastava somente nomearmos algo que já vínhamos fazendo. Os dígrafos ocorrem, portanto, quando temos as letras lh, nh, rr, ss, ch, gu (em seguida e ou i), qu, sc, xs, sç e xc. Entendeu?

O que significa “dígrafos”

O termo dígrafo tem origem grega e é formado por “di”, que remete ao sentido de “dois” e “grafo” que dá a ideia de “escrever”. Portanto, o termo dígrafo é bem auto explicativo. O conceito de dígrafo também ocorre em outras línguas como no inglês, no espanhol, no polaco, no maltês e no alemão, por exemplo.

Para colocar em prática o que foi explicado aqui sobre dígrafos procure alguns exercícios na internet. Existem diversos sites com exercícios para a aprendizagem da gramática portuguesa. Somente através de exercícios você terá certeza de que entendeu direito o conceito de dígrafos. Não é algo complicado, não é mesmo? Apesar do nome assustar um pouco, os dígrafos são bem simples de entender e além do que são muito recorrentes no nosso dia a dia.

Teste seus conhecimentos e faça agora mesmo uma lista com diversos dígrafos. Coloque as palavras uma embaixo da outra e repare como os dígrafos se formam. Para ter um dígrafo é preciso que duas estejam representando um único fonema, certo? Você saberia dizer se a palavra China possui um dígrafo? E milho? E a palavra sonho? E a palavra velho? Pois é, vale a pena dar uma treinada para ficar sabendo tudo sobre dígrafos.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »