O que são números primos

O que é 0

E então, vamos falar sobre números primos? A matemática pode assustar algumas pessoas, mas como tudo na vida, através de muito treino as coisas acabam ficando mais simples. De repente, você está fazendo algo sem esforço algum. Os números primos são assim. É fácil de entender e com um pouco de atenção você nunca mais esquece como funciona.

A pessoa que criou um jeito bem fácil de descobrir quem são os números primos foi um grego chamado de Eratóstenes. Este matemático grego viveu em um período por volta de 285 a 194 a.C. e o que ele criou foi o crivo de Eratóstenes. Mas o que são números primos? Levando em consideração os números naturais, alguns destes números possuem uma característica específica que faz com que eles recebam o título de números primos.

Quando um número natural é divisível somente pelo número 1 e também por ele mesmo, este número é chamado de número primo. Porque os números primos são importantes na matemática? Porque deles vem o princípio central da teoria dos números, que é o chamado Teorema Fundamental da Aritmética. Este teorema diz que, dentre os números naturais inteiros, aqueles que são maior que 1, podem ser escritos como um produto certo de algum dos números primos. Complicado? Não. Dê uma olhada nos exemplos:

Exemplos de números primos

O número 8, por exemplo. Como ele é formado? Ele vem da fatoração do número 2, que é um dos números primos. Veja: 2 x 2 x 2 = 8.

Outro exemplo: o número 9. Este número vem da fatoração do número 3, que também é um dos números primos. Veja: 3 x 3 = 9. Quer mais exemplos?

O número 10 vem da fatoração de outros dois números primos. Veja: 2 x 5 = 10.

O número 27 vem da fatoração de outros números primos. Veja: 3 x 3 x 3= 27.

O número 32 vem da fatoração de outros números primos. Veja: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32.

Deu pra entender, não é mesmo? O número 2 é um número primo, pois, só divisível por 1, 2 dividido por 1 é igual a 2, e por que também é divisível por ele mesmo, 2 dividido por 2 é igual a 1. Entendeu? O crivo de Eratóstenes, do qual falamos acima, é um método mais fácil para descobrir os números primos. É preciso construir uma tabelinha. Mas isto fica para outra lição.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »