Obras de Tarsila do Amaral

O que é 0

Tarsila do Amaral é uma ilustre artista brasileira. Reconhecida por suas pinturas autênticas e com a cara de nosso país, Tarsila é consagrada e reverenciada até os dias atuais. Hoje, iremos contar um pouquinho mais sobre as histórias de suas obras. As Obras de Tarsila do Amaral, encantadoras como ela, merecem ser escutadas. Vamos lá?

Quem conhece um pouco da pintura de Tarsila, deve ter em mente o que representa a tela “antropofagia” para a artista. Para quem não sabe, antropofagia é uma das delas mais significativas de Tarsila, sendo também, a mais conhecida por todos. Nesta tela consta a junção do “Abopuru” com “A Negra”.

Cartão Postal é outra tela de Tarsila do Amaral que encanta e muito os seus admiradores. Cartão postal é a representação da cidade do Rio de Janeiro, em nosso Brasil. Com o mar azul, sol sobre o céu e muitas árvores recheadas, Tarsila mostra um pouco de nossa cultura e história de maneira simples, porém, muito bonita.

Aboporu e Antropofagia de Tarsila do Amaral

Outro quadro muito conhecido e discutido por todos é o “Aboporu”. Já falamos sobre ele quanto citamos a tela “antropofagia”. Sim, pois na “antropofagia” há a junção do “Aboporu”, lembra-se? Este quadro é reconhecido como sendo o de maior importância no Brasil. Tarsila o pintou para dar de presente ao seu querido marido Oswald de Andrade, ilustre escritor da época. Contam-se os relatos de que Oswald, ao ver o retrato tomou de cara um susto e logo chamou seu amigo, Raul Bopp, para compartilhar a sensação da arte com ele. A partir de tudo isso, e das coisas que naquele dia aconteceram, Oswald tomou coragem e escreveu o seu Manifesto Antropofágico, tão importante para a história da arte brasileira.

O Manifesto Antropofágico, redigido por Oswald graças à obra de Tarsila do Amaral, para quem não sabe, teve como propósito criar uma arte mais brasileira, no lugar da arte com padrões europeus que aqui se instalava há um tempo. Desta forma, uniu-se ao movimento modernista, que já tendia para padrões radicais e novos nas artes, e indicou um novo aspecto para a nossa arte: uma arte com a cara brasileira.

Há, claro, diversas outras obras de Tarsila do Amaral que perderíamos horas a fora apreciando e descobrindo-as, porém, o tempo é curto e não dá para fazer isso de uma só vez. O mais importante é que nos lembremos de como as obras desta artista estão altamente relacionadas com padrões novos de nossa cultura e como ela representa o Brasil de uma maneira bonita e querida. Até a próxima!

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »