Onívoro – Conceito e principais espécies onívoras

O que é 0

Quando dizemos que um animal é onívoro isto quer dizer, basicamente, que ele tem tanto uma alimentação típica de animais herbívoros quanto uma alimentação típica de animais carnívoros. Isto é ser onívoro. Animais carnívoros se alimentam de tecidos animais, comem carne. Animais herbívoros são animais que se alimentam de plantas ou de algas. Plantas inteiras ou apenas pedaços. O animal considerado onívoro tem uma alimentação que se baseia tanto no consumo animal quanto no vegetal.

Os ursos, por exemplo, possuem algumas espécies em específico que se alimentam de uma enorme variedade de coisas. Desde mel, a larvas, folhas e até animais pequenos, por exemplo. Outro animal que possui uma alimentação com fontes bem variadas é o lobo guará. Este animal onívoro come de tudo um pouco e ainda é o grande responsável pela dispersão das sementes de várias plantas. Outro animal onívoro é o jabuti. A ema também é um animal onívoro. Assim como o girino, o porco, o sagui, o besouro, os crustáceos e algumas espécies de peixes.

Será que o ser humano é um animal onívoro?

Podemos considerar o ser humano também um animal onívoro. Entretanto, muitas pessoas defendem a ideia de que o nosso hábito de comer carne é muito mais cultural do que natural. O sistema digestório de um ser humano se assemelha muito mais ao sistema digestório de animais herbívoros do que ao sistema digestório de animais carnívoros. Animais herbívoros possuem uma pequena capacidade estomacal, um ambiente mais ácido, um intestino mais longo do que dos carnívoros, dentes caninos menores, saliva com muitas enzimas digestivas e diversas outras coisas.

Apesar destes fatores somos também muito parecidos com um animal onívoro, principalmente, se levarmos em conta a flora intestinal de um ser humano, até mesmo a das pessoas que se consideram vegetarianas. Algumas características de um animal onívoro são, por exemplo, dentes incisivos mais curtos do que o normal, os caninos mais longos, molares mais chatos, músculos faciais menos desenvolvidos, falta de enzimas digestivas na saliva, ph do estômago igual ou menor que 1, curto intestino delgado, unhas afiadas e urina bem concentrada.

Estas são as características de um animal Onívoro. E esta foi uma breve explicação sobre as diferenças entre onívoros, carnívoros e herbívoros. Espero que vocês tenham entendido e que esteja mais claro o que significa ser onívoro para vocês. Alguns outros exemplos de animal onívoro são, por exemplo, o morcego e o suricato. Conseguiram entender o que é um animal onívoro?

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »