Origem do Frevo – Danças e Compositores

O que é 0

Frevo é um tipo de música e dança típicas do estado de Pernambuco e surgido em Recife entre o fim do século XIX e início do século XX. As inspirações para a origem do Frevo foram as marchas, maxixes, dobrados, além das quadrilhas e de alguns movimentos da capoeira. O dia do Frevo é comemorado no dia 14 de setembro. A palavra Frevo é derivada do verbo ferver, dando a ela o sentido de efervescência, agitação, confusão e rebuliço. A origem da palavra faz bastante sentido, porque além de o ritmo da música ser bastante agitado, quando se observa um dançarino de Frevo, tem-se a impressão de que este está a se movimentar em uma superfície com água fervente.

O Frevo é bastante executado durante o carnaval, sendo ele o principal elemento da festa no estado de Pernambuco, além de uma das principais manifestações culturais do estado. Em tempos anteriores, os blocos de carnaval pernambucanos realizavam disputas entre si através dos passos de Frevo.

A dança e a música do Frevo

A dança do Frevo é bastante rápida e com passos complicados. Os movimentos são inspirados na capoeira e o uso da sombrinha colorida é derivado da utilização de armas de defesa, o que dá ideia de luta. São conhecidos e catalogados ao todo 120 passos de Frevo. A música tem um ritmo bastante acelerado e em princípio, o Frevo não apresentava letra. Com o passar do tempo, foram sendo adicionadas letras às músicas do Frevo, o que fez com que ele fosse dividido em três estilos diferentes.

1. O primeiro estilo de Frevo é o Frevo-de-rua, o qual é composto apenas de instrumentos se a adição de letra ou voz cantando. Este estilo é ainda dividido em Frevo-de-abafo, com a predominância de notas longas de metais, cujo intuito é abafar a orquestra rival; Frevo-coqueiro, cujas notas são curtas e o andamento é rápido; Frevo-ventania, que apresenta uma melodia bastante movimentada; e o Frevo-de-salão, sendo uma mistura dos outros tipos, tipicamente tocado em salões.

2. O segundo estilo de Frevo é o Frevo-canção, cuja introdução é instrumental como no Frevo-de-rua, mas diferindo do outro estilo por conter uma canção seguida da conclusão instrumental. O Alceu Valença é um intérprete conhecido deste estilo de Frevo.

3. O terceiro estilo de Frevo é o Frevo-de-bloco é composto por instrumentos de corda, como violão, cavaquinho, violino, bandolim e banjo e é apresentado nos blocos carnavalescos de Pernambuco.

Alguns compositores do Frevo

  • Alguns dos principais compositores do Frevo são:
  • Capiba, conhecido por seus Frevos-canção;
  • Edgar e Raul Moraes, irmãos que compunham Frevos-de-bloco;
  • Duda, compositor principalmente de Frevos-de-rua;
  • Nelson Ferreira, compositor de Frevo-canção;
  • J. Michilles, conhecido pelos seus trabalhos de Frevo-canção; e
  • José Santiago, que compunha Frevo-de-bloco.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »