Piaget e Vygotsky – Semelhanças e diferenças

O que é 0

Aqui neste texto vamos tentar percorrer algumas das semelhanças e algumas das diferenças entre Piaget e Vygotsky. Caso você nunca tenho ouvido falar em nenhuma destas figuras importantes, esta é uma grande chance para aprender um pouco das teorias destes estudiosos. Piaget foi um importante epistemólogo e um dos maiores pensadores que tivemos no século XX. Este estudioso dedicou sua vida a diversos campos do conhecimento, entretanto, seu foco principal sempre foi estudar como se desenvolve o aprendizado e a inteligência nos seres humanos. Vygotsky nasceu em 1896 e também foi um grande estudioso do desenvolvimento intelectual das pessoas. Estes dois estudiosos, Piaget e Vygotsky, tem muitos pontos a serem discutidos.

Podemos afirmar que um ponto em comum entre Piaget e Vygotsky é o fato de que ambos consideram as crianças seres ativos. Este ser ativo é atento e frequentemente cria hipóteses sobre o que ocorre ao seu redor. Entretanto, há diferenças no que concerne ao modo de desenvolver estas hipóteses. Os dois entram em discordância, por exemplo, com relação à influência de fatores externos e de fatores internos no desenvolvimento de uma pessoa. Piaget já pende mais para o lado da maturação biológica, da genética. Vygotsky, já pende mais para o lado de o ambiente influencia, e muito.

Diferenças entre Piaget e Vygotsky

Entre Piaget e Vygotsky também há uma certa discussão, por exemplo, com relação à construção real. Vygotsky afirma que a criança, desde que nasceu, já está em um ambiente no qual leis da sociedade estão sendo impostas sobre ela. Com isto ela já vai elaborando em sua cabeça mais ou menos noções do que é certo, errado e aprendendo coisas. Já Piaget afirma que a criança vai, aos poucos, dependendo do seu estágio de desenvolvimento, aprendendo coisas espontaneamente. Outro ponto de discordância entre os dois é quanto ao papel da aprendizagem. Para Piaget o papel da interação social não é muito importante, visto que a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento. Já Vygotsky afirma que quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento vai ocorrer e que, portanto, ambos os processos se influenciam.

Estas são algumas das diferenças entre Piaget e Vygotsky. Os dois foram extremamente importantes com relação ao estudo do aprendizado em crianças e com relação ao estudo do desenvolvimento. Se você se interessa pelo assunto, vale muito à pena ler alguns textos de ambos autores. Eles são super didáticos e atuais. É muito interessante ver os dois pontos de vista.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »