Polissemia – Definição e Exemplos

O que é 0

O que é Polissemia? Com certeza você já fez uso de Polissemias no dia a dia sem mesmo perceber. Inclusive você entende muito bem situações que envolvem Polissemia. Quer ver só? Quando dizemos a seguinte frase: Maria tem uma ótima mão para a cozinha. A palavra ?mão? está aí em seu sentido literal? Como parte do corpo humano?

Ou quando falamos a seguinte frase: passaram a mão em meu caderno. Ou ainda na seguinte frase: meninos, coloquem a mão na massa. O que todas essas frases têm em comum? O uso da palavra “mão” não é mesmo? Pois, é. Estamos então diante de um caso de Polissemia. Quando usamos palavras que possuem uma grafia idêntica em diversos contextos e com mudanças de significados, temos uma situação de Polissemia.

Exemplo de Polissemia

A Polissemia pertence a uma parte do estudo da gramática normativa chamada de Semântica. A Semântica estuda a questão dos diferentes significados de uma mesma palavra em seus diversos contextos. É muito interessante estudar casos de Polissemia e muitas vezes no dia a dia praticamos sem mesmo perceber. Para pessoas que não tenham como língua nativa a língua falada pode ocorrer uma maior dificuldade em entender o que certos contextos estão querendo dizer, por isto, há a necessidade de se acostumar com as palavras e seus diversos significados para entendermos melhor a Polissemia. Por exemplo, levando em conta as frases citadas acima, quais são os significados diversos atribuídos à palavra “mão”? Em nenhuma delas a palavra “mão” está funcionando no seu sentido denotativo, ou seja, aquele sentido descrito em um dicionário, certo? No primeiro exemplo: Maria tem uma ótima mão para a cozinha, a palavra “mão” quer dizer na verdade habilidade. Maria possui habilidade na cozinha.

No segundo exemplo: passaram a mão em meu caderno, a palavra “mão” tem o sentido de roubo, alguém roubou o caderno da pessoa. Já no terceiro exemplo: meninos, coloquem a mão na massa, a palavra “mão” está aí como sinônimo de participação e interação, não é mesmo?

Estes são casos claros de Polissemia da palavra “mão”. Há uma enorme variedade de situações em que podemos nos deparar com casos de Polissemia e todos eles despertam muita curiosidade. Para finalizar, vale a pena destacar a palavra “Polissemia“. “Poli” significa multiplicidade e a partir daí já podemos ter uma noção dos conceitos que a cercam. Estude gramática. É extremamente importante para uma carreira bem sucedida e para viver melhor em sociedade.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »