Pontos Cardeais – Básicos, Colaterais e Subcolaterais

O que é 0

Um dos elementos básicos do estudo da geografia, e que vai orientar e embasar temas relacionados à matéria posteriormente, é o tema dos Pontos Cardeais, que aprendemos desde cedo nas escolas devido sua importância.

Esse tema da geografia não serve apenas como matéria escolar ele tem aplicações prática no dia-a-dia imprescindíveis, principalmente, em profissões marítimas e aéreas. No entanto também é importante em momentos de lazer, quando fazemos uma trilha, quando viajamos, sempre é bom compreendermos os Pontos Cardeais, pois eles nos auxiliam a encontrarmos as rotas necessárias.

Na história, os conhecimentos relativos aos Pontos Cardeais também foram de extrema importância, principalmente para aquelas nações que tinham como característica a tradição marítima, aquelas que saíram em busca de novas terras e rotas, como Portugal e Espanha, por exemplo, ou como a Inglaterra que era uma potência marítima nos séculos XVII e XVIII.

Pontos Cardeais, portanto, correspondem aos pontos básicos para determinar as direções e são concebidos a partir da posição na qual o Sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos são: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente.

Pontos Cardeais: Colaterais e Subcolaterais

A pesar desses pontos básicos, os Pontos Cardeais podem ser mais precisos, pois também são constituídos de pontos chamados colaterais e subcolaterais. Os pontos colaterais são: o Sudeste (entre sul e leste e sigla – SE), o Nordeste (entre norte e leste – NE), o Noroeste (entre norte e oeste – NO) e o Sudoeste (entre sul e oeste – SO). E os subcolaterais que, no caso, se encontram entre um ponto cardeal e um colateral, são:o norte-nordeste (sigla NNE),o norte-noroeste (NNO), o este-nordeste (ENE), o este-sudeste (ESE), o sul-sudeste (SSE), o sul-sudoeste (SSO), o oeste-sudoeste (OSO) e o oeste-noroeste (ONO). Os pontos colaterais e subcolaterias são conhecidos como as subdivisões dos Pontos Cardeais e por serem cada vez mais precisos são de extrema importância no estudo da Geografia.

Conhecemos esses Pontos Cardeais e suas subdivisões a partir de algo chamado rosa dos ventos ou rosa- náutica, que encontramos grafadas em mapas de todo o mundo. Por fim, os Pontos Cardeais são uma das formas mais eficientes e antigas de localização.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »