População Mundial – Saiba mais

O que é 0

A População Mundial é um dos conteúdos aprendidos em sala de aula dentro da matéria de Geografia e com certeza, é um dos assuntos que mais são abordados no nosso dia ? a – dia, seja em jornais, escolas e outros meios de comunicação. Realmente o assunto é de extrema importância e por estar em constante mudança é sempre atual.

O assunto “População Mundial” refere-se ao número total de habitantes do planeta Terra e segundo dados recentes, mais exatamente de outubro de 2011, a População Mundial já chegou ao número de 7 bilhões de pessoas. Inacreditável, não é?

O número é bastante assustador se pensarmos que alguns recursos naturais não são renováveis e ao mesmo tempo são imprescindíveis à vida, como a água. Nesse sentido, muitos outros assuntos veem à tona quando discutimos População Mundial, mais exatamente o seu crescimento ou diminuição. Dentre esses assuntos está a necessidade de preservação do meio ambiente, pois é dele que provém os recursos naturais necessários à vida humana.

Outros assuntos também ao de extrema importância como a necessidade, em alguns países de um programa de política pública que diminua a taxa de natalidade ou pelo menos a mantenha em um nível estável. Não podemos esquecer também que com o aumento do número de pessoas no mundo, ou melhor com um aumento da taxa de natalidade, que claro não está presente em todos os países do globo, devem crescer na mesma proporção as condições de vida da população, ou seja, deve ser oferecido à mesma, saneamento básico, assistência médica, condições financeiras de proporcionar educação, alimentação e outros recursos de qualidade à essa população nova que nasce.

População mundial: aumenta ou diminui?

Se não houver, como ainda não há, concomitância entre aumento da população e a condições mínimas de vida, vamos ter um número cada vez maior de população em condições de vida miseráveis e até, um número considerável da taxa de mortalidade.

No entanto, vale lembrar que apesar do número da População Mundial ser assustador, está confirmado que a População Mundial está diminuindo, isto porque a taxa de natalidade em alguns países, como a Itália, diminuiu consideravelmente (a ponto de o continente europeu apresentar taxa de crescimento populacional negativo) e, ao mesmo tempo, em outros há uma baixa expectativa de vida, como em no continente africano.

Por fim, ainda no que tange a População Mundial, observamos que ela se encontra distribuída de forma desigual pelo globo, sendo encontrada a maior concentração populacional no continente asiático, correspondendo a aproximadamente à 65% da População Mundial. Dentro da Ásia e, do mundo, o pais mais populoso é a China, seguida da Índia.

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »