Porcentagem – Conceito e Regras

O que é 0

Aprendemos sobre a Porcentagem ou percentagem ainda cedo na escola, porém, somente mais tarde notamos o quanto ela é utilizada. Os números porcentuais são uma maneira de se expressar proporções ou relações entre dois valores, utilizando-se de uma fração de denominador igual a 100. Exemplo: 70/100 = 70 por cento ou, utilizando-se do símbolo da Porcentagem, 70%.

A Porcentagem possui infinitas utilidades e está presente em praticamente todos os dias da vida do ser humano. A Porcentagem é principalmente usada em áreas do mercado financeiro, onde calculam-se índices inflacionários e deflacionários, taxas de juros, aumentos de preços, descontos e muito mais.

Existem 3 formas de se representar um valor porcentual. São elas: Porcentagem, Razão Centesimal e Número Decimal. Vamos nos utilizar de um exemplo para melhor ilustrar essa ideia: 25% (Porcentagem) é igual a 25/100 (razão centesimal) que, por sua vez, também é igual a 0,25 (número decimal).

Agora vamos falar um pouco sobre o significado de um número porcentual: quando dizemos, por exemplo, que um líquido é 80% água, estamos praticamente dizendo que, a cada 100 partes desse líquido, 80 delas serão compostas de água. Ainda que na maioria dos casos, o valor máximo de uma Porcentagem seja 100%, isso não é sempre correto, portanto fique atento ao caso específico em que a Porcentagem está sendo utilizada.

Exemplos e Regras de Porcentagem

Ao longo da história, o símbolo da Porcentagem (%) passou por uma série de transformações até se tornar o que é hoje, porém não se sabe ao certo qual a sua origem precisa. Alguns historiadores acreditam que o símbolo matemático porcentual tenha evoluído a partir da equação matemática X/100, porém, alguns documentos antigos sugerem que o símbolo “%” tem sua origem na expressão latina “per centum”. No século XV o símbolo da Porcentagem era completamente diferente, já no século XVII o símbolo já tinha uma aparência semelhante à de hoje, porém, foi somente no século XVIII que o símbolo % passou a ser utilizado.

Existem diversas regrinhas que nos ajudam a fazer cálculos porcentuais, por exemplo: quanto dizemos que um produto que custava R$ 100,00 sofreu um acréscimo de 25%, basta multiplicar o seu valor antigo (100) por 1,25 (100% + 25% = 125% ou 1,25 na representação decimal): 100 x 1,25 = 125.

Uma outra regra muito comumente usada é a “regra de 3″. Por exemplo: um evento abriga 50 profissionais, onde 10 são médicos. Qual a Porcentagem de médicos desse evento?

Utilizando-se da regra de 3 temos que 50 = 100% e 10 = X -> 50x = 1000 -> X = 1000/50 -> X = 20. Ou seja, a Porcentagem de médicos é de 20%.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »