Preposição – Conceito e Exemplos

O que é 0

Na língua portuguesa temos diversas regras e classificações para tornar a compreensão do idioma mais fácil. Algumas dessas classificações se encaixam nas preposições. Preposições são palavras que ligam dois elementos de uma frase, fazendo com o segundo seja subordinado, ou se refira ao primeiro. Ou seja, preposições são elementos que ligam verbos a substantivos, adjetivos aos substantivos, substantivos aos substantivos e etc, funcionando como conectivos.

Para identificar se palavras são ou não preposições, basta ficar atendo ao contexto que ela se encontra, identificando se a mesma funciona como conectivo ou não. Ainda, se restar dúvida, basta retirar a palavra da frase. Se a mesma ficar sem sentido, desconexa, a palavra excluída era uma Preposição. Preposições essenciais são aquelas que somente funcionam como preposições e nada mais. Dentre elas, temos palavras como: contra, com, desde, entre, para de, sob, até, entre outras. Exemplos em frases:

Exemplos de Preposições

- Marcos saiu com Júlia para ir ao mercado. (A Preposição ”com” demonstra a relação de companhia).
- Paulo andou desde o shopping até sua casa. (A Preposição ”desde” demonstra relação de distância).

Temos também preposições acidentais, ou seja, palavras que não são originalmente consideradas preposições, mas podem funcionar como uma. Exemplos: conforme, salvo, exceto, que, como, entre outras. Exemplos em frases:
- É proibido o atraso, salvo em casos de doença. ( Preposição acidental “salvo” demonstra relação de oposição/exceção).
- Você agiu conforme foi possível.

Preposições combinadas são aquelas palavras que são contraídas para formar outra Preposição. Exemplos: De uma, ficaria igual à “duma”. Em uma, ficaria igual à “numa”. De eles, ficaria igual a “deles”. De isso, resultaria em “disso” e etc. Exemplos em frases:
- Julia não gostou disso.
- Paulo andava numa rua escura. (A Preposição “numa” representa relação de lugar).

Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que exercer a função de apenas uma Preposição. Exemplos: à distância de, a par de, através de, junto de, de acordo com, etc. Exemplos em frases:
- Maria me explicou que, de acordo com sua prima, a festa começaria às 18h. (Nesse caso a locução prepositiva “de acordo com” representa relação de referência).
- Lívia me disse, através de uma carta, que ficará noiva (A locução prepositiva “através de” representa relação de meio).

As regras de preposições são simples e fáceis de absorver, mas é importante ficar atento a elas. Com hábitos de leitura e escrita diários, é fácil internalizar assuntos como este.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »