Primeira Guerra Mundial – Causas e Consequências

O que é 0

A Primeira Guerra Mundial, conhecida também pelos nomes Grande Guerra e Guerra das Guerras, foi um dos períodos mais marcantes do século XX. Ainda que o tópico seja bem conhecido pela população mundial, muitos ainda têm dúvidas sobre o motivo da Guerra e suas consequências. Nesse pequeno texto, explicaremos um pouco mais sobre um dos períodos mais memoráveis da história mundial.

Antes de a Guerra estourar, o mundo passava por um período de progresso econômico e tecnológico chamado de Belle Epóque. Entre 1870 e 1914, os países mais ricos e desenvolvidos, devido ao seu avanço tecnológico e econômico, buscavam aumentar suas influências nos países menos desenvolvidos. Esse desejo de ampliar suas influências alimentava uma competição entre as nações desenvolvidas, portanto, ainda que a Belle Epóque seja lembrada como um período de tempo de prosperidade e desenvolvimento, de forma sutil, crescia uma tensão entre os países mais desenvolvidos.

Tríplices da Primeira Guerra Mundial

No dia 28 de Julho de 1914 foi anunciado estado de Guerra entre dois blocos de potências internacionais:

- Tríplice Entente: consistia-se de uma aliança militar formada entre o Império Britânico, a França e todo o Império Russo. Além dos países membros, a Tríplice Entente recebeu apoio através de diversos acordos formados com Portugal, Japão, Estados Unidos, Brasil e Espanha.

- Tríplice Aliança: aliança militar formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália com o objetivo de combater a Tríplice Entente. Vale lembrar que o nome Tríplice Aliança também pode ser associado a uma aliança formada entre o Brasil, Argentina e o Uruguai, durante a Guerra do Paraguai, porém, esse último caso é bem menos comum. A Tríplice Aliança também pode ser conhecida como Impérios Centrais ou Potências Centrais.

Existe muita discórdia e polêmica acerca do acontecimento que, de fato, desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Diversos historiadores defendem a ideia de que o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua Esposa Sofia pelo sérvio Gavrilo Princip foi o verdadeiro motivo da explosão da Guerra. Ainda assim, diversos livros história listam como possíveis causa da Primeira Guerra Mundial a ascensão do sentimento nacionalista, o Darwinismo Social, a corrida armamentista durante a Belle Epóque e muitos outros.

Com a entrada dos Estados Unidos na aliança militar Tríplice Entente em 1917, a Primeira Guerra Mundial sofreu diversas alterações. Diversas ofensivas violentas e decisivas foram lançadas e o bloco militar conhecido como Tríplice Aliança já não conseguia mais manter suas forças (mesmo após a ocupação do Império Russo pela Alemanha). Dessa forma, em 11 de novembro de 1918, é assinado o armistício responsável pelo término da Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial teve um saldo de mais de 19 milhões de mortos, entre eles as vítimas do famoso genocídio armênico, acontecimento que chocou as nações de todo o mundo com as fortes imagens das ossadas das mais de um milhão de vítimas dos campos de concentração.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »