Próstata

O que é 0

Quando discutimos de problemas relacionados à saúde do homem, a próstata aparece constantemente como um órgão que apresenta certas complicações com o avanço da idade. A próstata se localiza entre a bexiga e a uretra, tendo como função principal produzir uma espécie de líquido, agindo de forma a tornar o sêmen humano mais fluido, facilitando mecanicamente a passagem pela uretra e também a inserção do sêmen masculino no organismo feminino.

Esse órgão que só é encontrado no organismo masculino, com o avanço da idade, pode apresentar um crescimento anormal; esse crescimento da próstata pode ser benigno ou maligno. Quando a próstata passa a inchar, o canal da uretra começa a ser espremido pela mesma, com o processo de estreitamento do canal da uretra, diversos problemas são ocasionados.

O paciente pode apresentar um quadro de: diminuição na força de saída e quantidade da urina; incontingência urinária, muitas vezes liberando urina na cama ou na roupa; fortes dores na bexiga; necessidade de ir ao banheiro constantemente, com a sensação de que a bexiga está sempre cheia.

Problemas e Diagnósticos da Próstata

Os problemas em relação à próstata podem ser facilmente diagnosticados através de exames realizados por um profissional urologista. O procedimento padrão é o popularmente conhecido como “exame do toque”; o “exame do toque” é realizado pelo urologista no próprio consultório, consiste basicamente na introdução (utilizando luvas cirúrgicas e lubrificantes específicos) do dedo na região retal do paciente; através do toque, o médico urologista pode traçar um diagnóstico em relação às condições de saúde da próstata do paciente. Outro exame ainda pode ser realizado, como alternativa ao “exame do toque”; os profissionais especializados utilizam imagens de ultrassom para analisar possíveis problemas em relação à próstata.

Quando se discute a problemática que envolve a próstata, nos deparamos com a necessidade de um diagnóstico precoce. Toda doença que seja diagnosticada de forma rápida, pode ser mais facilmente tratada; isso ocorre também com os problemas relacionados à próstata, principalmente quando tratamos do câncer. Um câncer de próstata que seja diagnosticado precocemente, pode ter seu tratamento realizado de forma mais simples e eficaz, sem a utilização de métodos mais severos na terapêutica.

A grande questão em torno do exame preventivo é o tabu que se estabeleceu em relação ao procedimento conhecido como “exame do toque”; muitos homens deixam de realiza-lo por questões culturais, o que faz com que o paciente vá procurar um especialista quando o incômodo já estiver grande, tendo o problema da próstata tomado proporções complicadas.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »