Próstata – Anatomia e Função

O que é 0

A próstata é um órgão do sexo masculino. Ela fica localizada em baixo da bexiga e na frente do reto. O tamanho da próstata em um homem adulto é muito parecido com o de uma ameixa e pesa cerca de 20 gramas. A próstata envolve a uretra, caminho que conduz para fora do organismo a urina acumulada na bexiga.

A próstata é uma glândula e faz parte do sistema reprodutor masculino. A próstata produz e secreta um líquido que, juntamente com a secreção da vesícula seminal, forma o esperma. A próstata auxilia no transporte dos espermatozóides, que produzidos nos testículos saem do corpo humano durante a ejaculação. É na próstata que acontece a transformação da testosterona, principal hormônio masculino, em diidrotestosterona, responsável pelo controle e crescimento da próstata. A próstata é dividida em uma área central, uma periférica, uma de transição, entre outras.

Até a fase da puberdade a próstata tende a crescer pouco, normalmente após os 31 anos de idade ela começa a crescer até 0,4 gramas por ano. Quando ocorre um crescimento exagera da próstata, entretanto, é preciso fica atento, pois, pode ser sintoma de um caso de câncer prostático. Devido a sua posição anatômica, a próstata fica posicionada em uma região que, quando do seu crescimento indevido, pode comprometer o funcionamento adequado do organismo, podendo também gera complicações renais importantes.

Dores na Próstata

A próstata não dói, portanto, caso você esteja sentindo algum tipo de incômodo na região é aconselhável procurar um médico. A dor na próstata pode estar ligada a um caso de câncer na próstata, de prostatite ou de HPB (hiperplasia prostática benigna). Todo homem com mais de 40, 50 anos de idade deve sempre realizar exames em um médico urologista regularmente, mesmo que esteja se sentindo bem e não possua nenhum caso de problemas na próstata na família. Isto porque quanto mais cedo forem tratados os sintomas de um dos problemas mencionados acima melhor são as chances de cura.

Portanto, caso sinta algo como dificuldade para urinar, jato urinário cada vez mais fraco, dor ou queimação durante o xixi, sangue na urina, necessidade de acordar no meio da noite para urinar, sensação de esvaziamento completo da bexiga ou interrupção involuntária do jato de urina é extremamente recomendado que você procure um médico. É estimado que a cada 10 homens ao menos 1 vai desenvolver um câncer de próstata na vida, portanto, não de bobeira e consulte regularmente um urologista.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »