Prouni

Admin 0

O Programa Universidade Para Todos – PROUNI foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de incentivar o desenvolvimento social em nosso país; colaborando e incentivando assim a participação do aluno de baixa renda e oriundo do ensino público; no quadro das universidades e faculdades privadas de qualidade em ensino superior no país.

Para participar do Programa é necessário prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM que no ano de 2012 passará a acontecer duas vezes ao ano, medida esta que visa a acelerar o cumprimento de objetivos do programa para com o quadro social brasileiro.Vale lembrar também que o aluno interessado em concorrer às vagas no Sistema de Seleção Unificada – SISU poderão participar também do PROUNI, porém, vale ressaltar que a matrícula destes só poderá ser efetuada em uma das opções e não em ambas.

O PROUNI garante duas opções diferentes de bolsas para os candidatos classificados sendo, uma a bolsa integral direcionada aos estudantes que possuem renda de até um salário mínimo e meio por pessoa em seu grupo familiar; e a outra a bolsa parcial que é direcionada aos estudantes que possuem renda de até três salários mínimos por pessoa em seu grupo familiar.

Como se candidatar a uma das vagas do Prouni

Para se candidatar a umas das vagas oferecidas pelo PROUNI, é necessário que os candidatos tenham nota maior ou igual a quatrocentos pontos na média do ENEM, sendo essa nota calculada somando-se todas as notas das provas do ENEM e dividindo-se pelo número total de provas. Além disso, o candidato que deseja prestar o PROUNI não poderá zerar a Redação do ENEM, pois assim será desclassificado da seleção.

Para àqueles que forem contemplados apenas com a bolsa parcial do Programa há ainda a possibilidade de financiar os outros 50% através do FIES; para tanto o aluno deverá obter informações através do link do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html e manter-se ligado quanto ao cronograma. Vale ressaltar que só estará disponível esta opção aos candidatos que escolheram cursos nas instituições participantes do FIES; pelo contrário não será possível a esse sua adesão.

Caso ainda lhe reste dúvidas sobre o funcionamento do PROUNI basta você estar acessando o canal de dúvidas diretas do programa disponibilizado pelo MEC no seguinte endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br. Lá também poderá ser encontrada a lista completa de documentação exigida para a entrevista após a sua aprovação no programa e muito mais. Não deixe de participar do ENEM e faça sua inscrição no PROUNI para garantir o seu sucesso profissional no futuro. Boa sorte !!!

Leia Também:



Deixe um Comentário »