Quais são os países do Mercosul

O que é 0

Com certeza você já deve ter escutado falar do mercosul. Mas você sabe quais são os países do Mercosul? Então esta é a sua grande chance de aprender. O mercosul é o conhecido Mercado Comum do Sul e funciona como uma união aduaneira entre quatro países da América do Sul. União aduaneira quer dizer mais ou menos que existe uma área de livre comércio e de política comercial comum entre os países do Mercosul. Quando o mercosul começou, os países do mercosul eram a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

O Mercosul foi realmente instituído através de um tratado que recebeu o nome de Tratado de Assunção. O tratado foi elaborado no ano de 1991. Desde esta época muito pouco mudou efetivamente no processo de integração entre as regiões, entretanto, o mercosul abriu bastante sua área de abrangência e diversos outros membros também se tornaram associados. O Chile se tornou um associado do Mercosul no ano de 1996. A Bolívia no ano de 1997. O Peru se tornou um associado no ano de 2003 e a Venezuela no ano de 2004. Em 2005, fechou-se um acordo entre o Pacto Andino e o Mercosul. Este acordo prevê a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações.

Confira os países do Mercosul

O Mercosul é um projeto que visa a integração entre os seus países. Os países do Mercosul original, que são o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, desejavam elaborar transformações econômicas, políticas e sociais no sentido de ajudar o desenvolvimento e a integração da região. O Mercosul possui os estados partes que são os países mencionados logo acima e possui os estados associados.

O estados associados do Mercosul são a Bolívia, o Chile, o Peru, a Colômbia e o Equador. A Venezuela está em processo para se tornar um estado parte. Os estados associados possuem compromissos com o mercosul e participam como convidados das reuniões que tratam de questões do mercosul, sem entretanto, poder votar. O Mercosul é formado ainda por diversos órgãos decisórios. Os principais são o Conselho do Mercado Comum (CMC), o Grupo Mercado Comum (GMC) e também a Comissão de Conteúdo do Mercosul (CCM).

Agora você já sabe quais são os países do Mercosul e o que se procura com a criação deste Mercado Comum do Sul. Vamos esperar para ver no futuro quais serão as transformações alcançadas por estes países e como elas irão influenciar a nossa vida.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »