Quiabo – Propriedades e modos de preparo

O que é 0

O Quiabo é um fruto de formato alongado, seco e de uma coloração esverdeada bem característica. O Quiabo é parecido com uma cápsula cilíndrica afinado em uma de suas extremidades. Dentro dessa cápsula, o fruto é repleto de sementes redondas esbranquiçadas extremamente nutritivas e bastante utilizadas na culinária mundial. Os Quiabos são encontrados em uma espécie de planta tropical de nome científico Abelmoshus Esculentus. Essa planta é mais conhecida como quiabeiro (ainda que esse nome tenha sido criado pela população) e possui grandes folhas verdes e flores amarelas, podendo atingir até 3 metros de altura.

O quiabeiro é originário do continente africano, porém, atualmente ele é cultivado em diversas regiões tropicais, subtropicais e temperadas do planeta. O Quiabo chegou ao Brasil junto dos escravos, em meados do século XVI e, desde então, passou a ser cultivado no país, principalmente na região Sudeste (em especial as cidades de Araçatuba e Campinas, no Estado de São Paulo).

O Quiabo pode ser preparado de diversas maneiras na hora das refeições. Pode ser ingerido cru como parte de uma salada, refogado, cozido, assado, grelhado e até como uma espécie de “tempero” usado em algumas receitas para acrescentar um “saborzinho” a mais.

Ainda que a o fruto tenha um altíssimo potencial nutritivo comprovado por cientistas e nutricionistas, muitas pessoas o evitam devido à sua textura grudenta, chegando a lembrar uma gosma. O Quiabo é extremamente rico em vitaminas A, C e B1, além de conter minerais importantes como o cálcio, fibras e proteínas em sua composição. Ao somarmos seu rico valor nutritivo com a baixa quantidade de calorias (aproximadamente 30 kcal a cada 100 gramas), encontramos no Quiabo uma opção muito saudável para dietas e rotinas de alimentação que necessitem de uma certa restrição de calorias.

Propriedades do quiabo

O Quiabo também faz maravilhas para o bom funcionamento do intestino por ser um alimento facilmente digerido pelo organismo. Além de todos esses benefícios, o Quiabo também é conhecido por apresentar propriedades medicinais, podendo ser utilizado no tratamento de diarreias, verminoses, inflações no estômago, rins e intestino e muito mais.

Para que os Quiabos possam ser conservados por um período maior de tempo, é recomendável que sejam armazenados em sacos plásticos na parte debaixo da geladeira. Se armazenados corretamente, os Quiabos podem ser conservados por até uma semana depois de adquiridos.

Se depois de saber de tudo isso você ainda não quiser acrescentar o Quiabo à sua dieta, aqui vai uma dica: basta fritá-los e pingar algumas gotas de limão para que a sua “baba” seja removida por completo.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »