Quinhentismo – Características e Autores

O que é 0

Na época das grandes navegações houve uma produção imensa de relatórios de viagens e guias que descreviam nos mínimos detalhes as diversas paisagens e lugares encontrados pelos navegantes. No Brasil, durante essa época, houve um movimento literário conhecido como Quinhentismo. Nesse artigo vamos elaborar o que foi o Quinhentismo, o que representou para o Brasil e muitas outras curiosidades para você que gosta de literatura brasileira.

Quinhentismo é tido pelos estudiosos como um período literário que engloba todas as manifestações literárias que surgiram no Brasil no período do seu descobrimento; ou seja, ao longo do século XVI. Como as viagens marítimas eram a principal preocupação de diversas nações daquela época, o Quinhentismo tem como um dos seus temas centrais a produção de relatórios de viagem que marcavam as Grandes Navegações da época.

Além das aventuras e paisagens que os viajantes tomavam contato e registravam em seus diários de viagem, a literatura do Quinhentismo também foi muito marcada pela produção de textos de padres e representantes da Igreja. Como se sabe, nesse período a Igreja Católica estava perdendo muitos fiéis e estabeleceu o processo caracterizado como Contra-Reforma; uma das formas de fortalecer o poder da igreja e a conquista de novos fiéis era justamente através de textos como os da Companhia de Jesus.

Autores Famosos e Marcos do Quinhentismo

O objetivo principal da Companhia de Jesus e das produções literárias com fundo católico era justamente a Catequese. Muitos literários daquela época produziam poesias e peças teatrais com o intuito principal de atrair novos fiéis para a Igreja Católica. O padre José de Anchieta foi um dos principais autores de poemas e peças; através deles ele buscava catequisar índios da costa brasileira.

Outro autor do Quinhentismo que é muito famoso é Pero Vaz de Caminha. Pero Vaz de Caminha, como todos sabem, foi o escrivão que acompanhou Pedro Alvares Cabral em sua viagem rumo às Índias e veio justamente dele o relato dos portugueses sobre o Brasil. Na carta que Pero Vaz de Caminha enviou para o rei de Portugal, estavam as descrições da viagem, bem como o relatório do que tinha sido visto e encontrado nas terras brasileiras.

O Quinhentismo foi muito marcado por essas duas vertentes: relatos de viagens e literatura católica. É um período muito importante, pois descreve exatamente o que estava acontecendo naquele período histórico; as grandes navegações e a contra-reforma estão constantemente presentes nas obras dos autores do período literário classificado como Quinhentismo.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »