Regência Verbal – Explicação e exemplos

O que é 0

Regência Verbal é a relação entre um verbo e seu complemento; cada verbo possui um tipo de complemento específico, que cabe em casa situação distinta. Dessa forma, a Regência Verbal é uma maneira de se estabelecer relações sistemáticas, de forma a padronizar a língua portuguesa; e é justamente por isso que o estudo da Regência Verbal é essencial para qualquer brasileiro. O domínio da Regência Verbal, a compreensão da relação entre os diferentes verbos e seus complementos é fundamental para quem deseja utilizar a norma culta da língua portuguesa.

O estudo da Regência Verbal faz parte dos estudos linguísticos de sintaxe, por isso podemos falar de uma sintaxe da regência. Para entender a Regência Verbal, nada melhor do que exemplos, confira:

  • Nós caminhamos ao por do sol.
  • Ao meio dia o sol está muito forte.

Em ambos os casos, temos o verbo Caminhar e Estar; cada verbo tem seu complemento verbal distinto. No caso 1, temos “caminhamos” – mas caminhamos para onde? Ou quando? – “caminhamos ao por do sol”. No caso 2 temos a seguinte situação: o verbo “está” – está o que? Ou onde? – “está muito forte”.

Exemplos de Regência Verbal

A Regência Verbal é uma excelente forma de se estudar as necessidades de complemento que cada verbo apresenta, dessa forma, podemos conjugar de maneira mais adequada os diferentes verbos da língua portuguesa. Os complementos verbais são diferentes de acordo com o verbo específico, temos Objetos Diretos e Objetos Indiretos na Regência Verbal, vamos utilizar um exemplo com o verbo Aspirar para que fique mais claro o conceito de Regência Verbal:

Aspirar:

I ) Quando o Verbo Aspirar aparece como Transitivo Direto, ele toma o sentido de cheirar:

As rosas estavam incrivelmente cheirosas, aspiramos seu perfume durante todo o dia.

I I ) Quando o Verbo Aspirar aparece como Transitivo Indireto, apresenta o sentido de Pretender ou Almejar algo, segue um exemplo melhor compreensão:

João sempre se dedicou às lições de casa, ele aspira um dia tornar-se um grande empresário.

A Regência Verbal é um estudo sintático das relações que se estabelecem entre um determinado verbo e seus complementos, como podemos observar ao longo do artigo, para ter o verdadeiro domínio das normas padrões da língua portuguesa, é mais do que necessário compreender os padrões da Regência Verbal. É fundamental realizar exercícios de Regência Verbal para fixar bem a forma de complemento de cada verbo, assim, consegue se compreender de maneira eficaz o funcionamento da Regência Verbal dentro da língua portuguesa.

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »