Região Norte – Economia e Desenvolvimento

O que é 0

A Região Norte do Brasil é a região com maior extensão territorial e o menor número de habitantes. A densidade demográfica é bem baixa quando comparada a outras regiões do país e nela habita cerca de 7% dos brasileiros.

Devido a existência da floresta amazônica na região é bastante dificil a ocupação da região e o clima equatorial úmido não facilita as tentativas de produção humana. Durante muito tempo as únicas “estradas” na região eram os rios, entretanto, alguns deles não são transitáveis como um todo.

Antigamente a Região Norte vivia basicamente da extração de borracha, castanha, plantas, do comércio de aves e peixes. Atualmente tem se investido mais na Região Norte e tem ocorrido uma alta na ocupação local resultando em mais produção agrícola e maior extração de minérios e de madeira, assim como a ampliação de verdadeiras estradas. Este ritmo acelerado de crescimento e de extração, entretanto, tem levantado muita preocupação mundial com o local, pois, está ocorrendo uma imensa agressão na floresta amazônica, afetando sua fauna e flora. Além disto, está cada vez mais ameaçada a sobrevivência dos índios que sempre viveram nesta região.

A Região Norte é composta pelos estados do Acre, do Amazonas, do Pará, Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima, sendo estes três últimos estados criados somente através da Constituição de 1988.

Economia da Região Norte do país

Quase toda atividade econômica e de sobrevivência na Região Norte sempre esteve ligada ao rio Amazonas e a extensa floresta amazônica. A agricultura sempre encontrou sérios problemas para se desenvolver na região e as existem áreas bastante distantes de centros urbanos.

Cultiva-se na Região Norte arroz, cana, cacau, tomate, batata doce, café, algodão, entre outros, porém sempre com uma dificuldade a mais. A pecuária concentra-se mais na ilha de Marajó que possui o maior rebanho de búfalos do mundo. A Região Norte vem se desenvolvendo, entretanto, necessita de maior atenção do governo, seja num sentido de proteção ambiental e dos índios, seja num sentido de crescimento sustentável.

Possuidora da maior reserva ambiental do mundo, a floresta amazônica, a região é dona de paisagens belíssimas e de uma cultura muito rica e peculiar. O fenômeno da “pororoca”, por exemplo, é algo que todos deveriam presenciar uma vez na vida. Ocorre na região da Ilha de Marajó quando o rio Amazonas se encontra com o Oceano Atlântico formando ondas incríveis e atraindo muitos surfistas, turistas e curiosos para presenciar tal fenômeno único da natureza.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »