Reino Animal – Filos e Características

O que é 0

Reino Animal, também conhecido como Animalia ou Metazoa, é uma divisão das ciências biológicas que envolve todos os organismos vivos que podem ser considerados animais. As características que definem os animais são o corpo pluricelular, formado por células eucarióticas, a heterotrofia e a presença exclusiva de tecidos musculares e nervosos.

Uma das características dos integrantes do Reino Animal que pode ser utilizada para a divisão deste grupo em filos é a simetria corporal. A maioria dos animais apresenta simetria bilateral, que é a divisão do corpo em duas partes simétricas através de um eixo de simetria. Porém, existem alguns filos de animais que apresentam simetria radial, em que o corpo pode ser dividido em múltiplas partes simétricas, através de diversos eixos de simetria.

Outra característica de divisão em filos é o número de folhetos embrionários, que são camadas de células responsáveis por formar determinados tecidos. Animais diblásticos, ou que possuem dois folhetos embrionários, formam a ectoderme e a endoderme. Já animais triblásticos, com três folhetos embrionários, formam a ectoderme, a mesoderme e a endoderme.

Outras características embrionárias importantes para agrupar os animais é a presença do celoma, que é uma cavidade revestida pela mesoderme. Dessa forma, apenas os animais triblásticos podem ter celoma. Além desta, o blastóporo, que é uma abertura formada no embrião, pode dar origem na maioria dos animais à boca (protostômios), ou ao ânus, na minoria deles (deuterostômios).

Filos do Reino Animal

A seguir, são apresentados os filos do Reino Animal, alguns de seus constituintes e suas principais características.

1. Os poríferos
O Filo Porifera é o mais primitivo do Reino Animal e é formado pelas esponjas, que possuem como característica principal a presença de poros pelo corpo. A simetria destes organismos é radial e estes não possuem folhetos embrionários.

2. Os celenterados
O Filo Cnidaria é formado pelos corais e medusas. São organismos aquáticos, predominantemente marinhos, de simetria radial, diblásticos e protostômios.

3. Os platelmintos
O Filo Platyhelminthes é formado pelos vermes achatados, sendo a planária um exemplo. Apresentam simetria bilateral, são triblásticos, acelomados e protostômios.

4. Os nematelmintos
O Filo Nemathelminthes é o filo do Reino Animal formado pelos vermes cilíndricos, como a lombriga. Apresentam simetria bilateral, são triblásticos, pseudocelomados e protostômios.

5. Os anelídeos
O Filo Annelida é o filo do Reino Animal formado organismos de corpo anelado, como a minhoca. Apresentam simetria bilateral, são triblásticos, celomados e protostômios.

6. Os moluscos
O Filo Mollusca é o formado organismos de corpo mole, sendo exemplos o polvo e o caramujo. Apresentam simetria bilateral, são triblásticos, celomados e protostômios.

7. Os artropodes
O Filo Arthropoda é o filo do Reino Animal formado organismos de corpo segmentado, como os insetos. Apresentam simetria bilateral, são triblásticos, celomados e protostômios.

8. Os equinodermos
O Filo Echinodermata é formado organismos de corpo espinhoso, sendo a estrela-do-mar um exemplo. Apresentam simetria radial, são triblásticos, celomados e deuterostômios.

9. Os cordados
O Filo Chordata inclui os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Apresentam simetria bilateral, são triblásticos, celomados e deuterostômios.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »