Resistência Elétrica – O que é e como calcular?

O que é 0

Com certeza você já ouviu falar em resistência elétrica. Mas você sabe o que isto significa? Aqui neste texto vamos explicar um pouco o que vem a ser tal termo e em quais circunstâncias ele pode e deve ser utilizado. Está pronto para aprender? Então continue conosco.

A resistência elétrica é uma grandeza física que expressa a dificuldade que certos materiais possuem em garantir a passagem da corrente elétrica. Alguns materiais conseguem transmitir melhor a corrente elétrica do que outros materiais. Estes que transmitem melhor a corrente elétrica possuem uma resistência elétrica menor e são considerados bons condutores. Materiais que são considerados bons condutores são, por exemplo, os metais. O metal mais utilizado em nossas instalações elétricas é o cobre. Isto por que este material é bem barato e conduz de forma satisfatória a corrente elétrica. A prata conduz corrente elétrica de forma mais satisfatória ainda, entretanto, ela é um material já bem mais caro que o cobre. O pior condutor de corrente elétrica entre estes materiais é o chumbo.

Como calcular a resistência elétrica

Nos metais existem vários elétrons livres. A corrente elétrica é o movimento ordenado destes elétrons livres nos metais. A resistência elétrica está associada à facilidade que estes elétrons livres possuem em se movimentar ordenadamente em cada tipo de material metálico. Na prata os elétrons livres conseguem se ordenar com maior facilidade do que os elétrons livres que ficam no chumbo, por exemplo. Isto por que a resistência elétrica no chumbo é bem maior do que na prata.

Como calcular a resistência elétrica nos materiais? Muito fácil. Levando em conta que o “U” é a diferença de potencial nas extremidades do metal e que o “i” é a intensidade da corrente elétrica neste metal, podemos calcular a resistência elétrica através da seguinte fórmula: R = U/i. Sendo que “R” é a letra para representar a resistência elétrica. A unidade da resistência elétrica é o ohm. Espero que você tenha entendido como se calcula a resistência elétrica nos diversos materiais e para o que ela serve. Não é nada complicado, não é verdade? Basta um pouco de treino e de atenção para que possamos calcular corretamente a resistência elétrica. O ideal agora é você dar uma procurada na internet por exercícios que envolvam o cálculo da resistência elétrica. Somente desta forma é que ficará cada vez mais claro o conceito aprendido aqui. Com exercícios tudo fica mais claro.

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »