Resumo do livro O Alienista

O que é 0

O resumo do livro O Alienista pode ser encontrado, facilmente, em diversos sites distintos da internet. Para aqueles que desejam um breve relato do mesmo, pode seguir-se pelo que será exposto abaixo, porém, vale lembrar que resumos mais complexos são facilmente encontrados, logo, dependerá do seu interesse. O Alienista é uma obra de Machados de Assis, conhecida como um dos grandes clássicos da literatura brasileira. É neste livro que teremos contato com os personagens famosos de Machado de nome doutor Simão Bacamarte e o barbeiro Porfírio, enfim, chega de conversa e vamos lá ao resumo do O Alienista.

O doutor conhecido pelo nome de Simão Bacamarte é nomeado cientista e, desde então, resolve montar um hospício que será chamado de Casa Verde em Itaguaí. Tudo pare ocorrer normalmente se não fosse o fato do objetivo do doutor ao criar tal hospício. O doutor pretendia, sobretudo, separar o reino do juízo do reino da loucura em seu hospício. Essa tarefa não seria fácil de cumprir e, de fato, realmente não foi. Ao final das contas houve uma intensa mistura entre os dois reinos e ao doutor coube a tarefa de descobrir a realidade dentre aquela bolha da loucura.

Saiba mais sobre o resumo do livro O Alienista

Desta forma, para cumprir sua tarefa, o doutor começa a agir de forma a internar aqueles que tivessem qualquer desvio médio de comportamento, pois, afinal, a realidade não será descoberta através deles. Com o passar do tempo, até pessoas que não são identificadas pela loucura passam a ser internadas no Casa Verde e é a partir daí que a população de Itajaí se revolta com o tal do doutor.

Primeiramente, o doutor passar a internar aqueles que, embora apresentassem alguns hábitos pressupostos aos casos de loucura graves, eram ainda suportados pela sociedade como um todo, não causando prejuízos a ela, como, por exemplo, o caso dos poetas e dos músicos. A partir de coisas do tipo, o barbeiro Porfírio lidera uma rebelião contra o Casa Verde, mas esta não tem resultado, de fato.

Ao final, o doutor passa a internar apenas as pessoas que apresentam como atributos seus, por exemplo, a lealdade e a honestidade, estes sendo considerados para ele como os novos loucos da história. O doutor então, ao final do processo, acaba considerando todos como loucos e ele, afinal, como o único louco irremediável. Sendo assim, o doutor se torna o único paciente do Casa Verde e acaba morrendo após dois meses de solidão. Espero que tenha aproveitado esse resumo do livro O Alienista que preparamos para você. Bons estudos!@

Deixe um Comentário »