Retas Perpendiculares – Explicação e exemplos

O que é 0

Não tem mistério nenhum conseguir entender o que são as retas perpendiculares. Quer saber o que isto significa? Então vamos lá. Existe um campo da matemática que se preocupa em estudar as formas e outros conceitos específicos. Este campo da matemática é chamado de geometria analítica. Este é um campo muito importante para o desenvolvimento de diversas coisas que utilizamos no dia a dia. A geometria analítica está muito presente, por exemplo, nas diversas construções civis que vemos por aí.

O que são retas perpendiculares? Muito simples. Quando duas retas possuem um ponto em comum entre elas e este ponto forma um ângulo de 90 graus, estas retas são consideradas perpendiculares. Existem alguns artifícios que permitem com que nós observemos se as retas que se cruzam são ou não perpendiculares. Estes artifícios podem até mesmo nos informar se as retas chegam a se cruzar em algum ponto sem termos que desenhá-las no plano cartesiano. Para isto, devemos levar em conta apenas os seus coeficientes angulares. Veja só o exemplo abaixo para entender um pouco melhor.

Entenda mais sobre as retas perpendiculares

Se pegamos duas retas e queremos saber se são retas perpendiculares. O que fazemos? Apenas analisando a equação das retas em questão saberemos, pois duas retas perpendiculares terão sempre coeficientes angulares inversos e também opostos. Por exemplo. Temos duas retas, uma reta chamada de s e a outra chamada de r. Para elas serem retas perpendiculares os ângulos devem somar 90 graus, correto? Portanto se o ângulo da reta s for B o ângulo de inclinação da reta r será 90 graus – B. Certo? Com isto ficamos com as seguintes equações: coeficiente angular da s é igual a ms = tgB e coeficiente angular de r é igual a mr = tg (90 graus – B). Logo em seguida, se você aplicar as fórmulas de adição de arcos dá para comparar o coeficiente angular das retas. Com isto, você pode ter certeza se elas são ou não retas perpendiculares, pois, retas perpendiculares possuem coeficientes angulares opostos e inversos.

Espero que tenhamos ajudado você a atender melhor o que são as Retas Perpendiculares. Vale à pena dar uma pesquisada em sites da internet atrás de alguns exercícios. Estes exercícios vão te ajudar a entender melhor ainda o assunto, pois, somente durante os exercícios é que outras dúvidas poderão surgir e, com isto, poderão ser sanadas. Procure agora mesmo alguns exercícios e veja se você entendeu realmente como calcular se duas retas são ou não retas perpendiculares.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »