Revolução Inglesa – Fatos e Objetivos

O que é 0

A Revolução é uma forma de se romper com o que não se suporta mais e começar de novo; ou seja, se abandona o que se tinha até então e se desenvolve algo totalmente diferente. Diversas foram as revoluções que aconteceram no mundo, nesse artigo, falaremos sobre a Revolução Inglesa. O que causou sua ocorrência? O que foi a Revolução Inglesa? Essas e outras questões serão resolvidas e apresentadas para você ao longo desse artigo.

A Revolução Inglesa ocorreu no século XVII e foi um marco para a história de todo o mundo. Até então, o que se tinha nas nações eram reinados absolutistas, onde o Rei era a figura absoluta e tomava todas as decisões. Com os ideais Iluministas cada vez mais fortes e o crescimento do poder político da Burguesia, não se viu outra opção na Inglaterra que não a revolução. A Revolução Inglesa teve o propósito principal de acabar com o Absolutismo da Coroa Inglesa; acabar com o Absolutismo, significou na prática, destituir o poder que o rei tinha, passando o poder político para o Primeiro Ministro.

O Brasil na Revolução Inglesa

Para nós do Brasil, que vivemos em uma república, é normal ver os reis e rainhas de outros países como figuras importantes. No entanto, eles não tomam decisões políticas, quem as toma são os primeiros ministros; a partir da Revolução Inglesa essa forma de governo acabou de disseminando por todas as monarquias. Muito devido às contribuições burguesas, pois a Burguesia era a maior interessada em destituir os poderes das coroas. Podemos dizer isso, porque quem assumiu o controle do governo após a queda do absolutismo foi a Burguesia de cada país.

Dentro do período da Revolução Inglesa, ocorreram duas guerras civis. Ambas por questões políticas; no momento em que a Inglaterra se vê sem um poder monárquico absolutista, algumas frentes ideológicas diferentes passaram a disputar o poder do Primeiro Ministro. Alguns historiadores dizem que foi justamente a Revolução Inglesa que proporcionou a oportunidade da Inglaterra realizar a Revolução Industrial.

Isso, pois a Inglaterra foi o primeiro país a destituir a monarquia absolutista. Dessa forma, o país pôde se desenvolver sem precisar ser “roubado” pelas taxas absurdas que eram impostas pela monarquia absolutista. Se essas taxas, o desenvolvimento econômico e científico pode ocorrer de maneira mais tranquila; aos poucos a Inglaterra foi se tornando a maior potência do mundo, estabelecendo colônias e ganhando muito dinheiro com a revolução industrial que ocorreu.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »